Homens que deviam existir no mundo real… Mr. Darcy

Queridos leitores, para começar bem o ano, mais uma entrada sobre o tema: “Homens que deviam existir no mundo real”, estreada ano passado pelo meu muso absoluto: Fox Mulder!

https://cleidescully.wordpress.com/2009/09/21/homens-que-deviam-existir-no-mundo-real/

O muso de hoje é o Maravilhoso: Mark Darcy. Para entender o que eu estou dizendo, você tem que ter assistido “O Diário de Bridget Jones”. Se você não viu, faço um resumo… Bridget é uma solteira de trinta e poucos anos, dividida entre dois homens presentes em vários momentos de sua monótona vida: Daniel Cleaver – a personificação do garanhão: lindo, com todas mulheres aos seus pés e com as quais dorme às pencas, e que infelizmente tem a maturidade emocional de uma ervilha [informo que esse nunca estará nessa coluna -apesar de achar Hugh Grant liindooo, homens como Daniel existem aos montes por aí… nem precisamos imaginar].

Entre Darcy e Cleaver

E Mark Darcy, o advogado um tanto sério e concentrado, de uma beleza mais sóbria, inteligente, bem sucedido, e que em sua timidez [e um pouco de preconceito], nem sempre diz a coisa certa na hora certa. Sempre maduro, mais sensível, um tanto observador e filho amoroso.

Mark Darcy usando um "lindo" suéter dado por sua mãe

Pois bem, conheço poucos personagens masculinos que personifiquem tanta virtude [além do outro Mr. Darcy, de “Orgulho e Preconceito” que inspirou a criação desse Darcy pós – moderno. Ah, uma curiosidade, o personagem sempre foi pensado com “a cara” de Colin Flith, foi escrito inspirado no Fitzwilliam Darcy que ele representou na série televisiva de Orgulho e Preconceito: http://www.spring.net/karenr/articles/now42501.html].

Quando assistimos “O diário de Bridget Jones” pela primeira vez, inicialmente temos a mesma impressão que ela tinha de Darcy: um cara mal humorado, que sempre quer fazer com que ela se sinta pior do que já parece. Que não faz nenhum comentário que a ajude a sair da saia justa. E então, sem a menor pista [porque a Bridget e nós acreditamos que ele a detesta] ele se declara apaixonado, e que gosta dela do jeito que ela é! Ele é o típico “galã encoberto”, fica lá, quietinho, esperando a sua chance, e quando a tem, arrasa!

Isso diz muito de um homem… gostar da mulher independente dos quilinhos a mais, da vulgaridade as vezes, da falta de tato, e da carreira medíocre. Eu tendo a acreditar, que homens que não precisam exibir uma “modelo” são os que têm personalidade e inteligência para serem livres e amar quem quiserem, isso é maturidade emocional [o que não quer dizer, que os que gostam de mulheres bonitas, são tolos… estou dizendo de gente que olha só a casca sem pensar no conteúdo!].

Todas essas características, fizeram de Darcy um tipo de arquétipo do homem ideal, muso da geração de mulheres dos anos 90 e 2000, especialmente no Reino Unido – afinal, ele é um lorde inglês.  O que digo aqui não é nada original… basta fazer uma consulta na internet e verá que várias outras colunistas corroboram o que eu digo:

“(…) Mark é uma raridade nos dias de hoje, o Mark representa tudo aquilo que os homens já não sabem ser, é um homem de sucesso, mas com humildade e simplicidade, apesar de ter tido um desgosto ainda acredita no amor, é o tipo reservado e tímido, mas maravilhosamente romântico. E vê a alma da mulher que ama, sem lhe fazer diferença quantos quilos ela pesa ou como ela se veste e ainda se diverte com os disparates loucos que ela faz.”
Rita A. http://respirardiaadia.blogspot.com/2006/10/quem-no-gostava-de-ter-um-mark-darcy.html

O divertido é que a timidez de Darcy faz com que ele se passe por orgulhoso, assim como o outro Darcy de Orgulho e Preconceito [acho que terei que fazer um post sobre ele também!]. Não sei vocês acham mas, para mim, homens reservados e tímidos têm um charme especial, apesar de tal característica impedir que eles sejam notados à primeira vista. Geralmente, os mais tímidos e concentrados,  por não serem conquistadores, passam uma aura de mais comprometidos… não vou generalizar porque em se tratar de ser humano, tudo é possível! Mas apesar da aproximação ser mais lenta, geralmente eles parecem mais fiéis aos seus princípios.

“Darcy é um homem bem parecido, sério, com uma expressão fechada de quem pensa muito, bem vestido, bem sucedido, preocupado com os direitos humanos, um homem reconhecido pelos seus pares, com uma bela casa, educado, inteligente, com dinheiro, um homem que luta para que este seja um mundo melhor, um homem que diz que nos ama pelo intercomunicador mesmo sabendo que vai ser gozado pelos putos que estão no café ao lado, (…), um homem que nos diz que gosta das nossas “partes moles” (que incluem banhas, flacidez e celulite) e melhor que isso, di-lo com sinceridade, um homem que quando lê as barbaridades que escrevemos no nosso diário sobre ele nos oferece um novo para que possamos começar do 0,um homem que não entra em pânico e fica feliz quando dizemos: “se calhar estou grávida”, um homem que bate nos homens que nos tratam mal, um homem que diz gostar dos nossos cozinhados mesmo quando são intragáveis, um homem que nos pede em casamento depois de lhe fazermos a declaração de amor menos romântica de sempre, um homem às direitas, em suma, um homem como Deus e a mulher quer.” http://www.claricehadalittlelamb.net/cronicas/setembro/darcy.htm

Gente… é claro que isso é pedir demais de um pobre homem de carne e osso… mas é pra isso que existe ficção: pra nos ajudar a pensar que podemos ser melhores cada dia. É claro que na convivência, nem lindo e chamoso advogado Mark Darcy terá sempre todo esse glamour. Mas o mais bacana da história, e que acho que seja a mensagem da autora, é que perto dele você pode ser quem você é, com todas suas trapalhadas e virtudes e ainda assim ele vai te aceitar como você é.

Nesse mundo de aparências, e de gente colocando silicone em cada parte do corpo, para parecer uma boneca inflável, encontrar alguém simples e maduro que te queira mais pelo que você é do que pelo que você parece, é um oásis… pensem nisso!

Meninas [e meninos, porquê não] eu aceito sugestões para essa coluna, e até colaborações. Escreva sobre o seu “muso” e eu posto aqui o texto, com o maior prazer, falando quem escreveu… topam o desafio? [Falando nisso, tem gente me devendo um profile do Agente Booth, de Bones!]

Quem será o próximo???

 

35 Respostas to “Homens que deviam existir no mundo real… Mr. Darcy”

  1. Idade de Bridget Jones « Colcha de Retalhos Says:

    […] Recentes Homens que deviam ex… no Homens que deviam existir no m…Cristiana Correia no Uma Lágrima no Rosto […]

  2. Léo Ribeiro Says:

    Olha, muso eu não tenho porque “sou espada”! Mas VIVA OS HOMENS TÍMIDOS! Ai que vergonha…

    • Léo Ribeiro Says:

      E falar nessas coisas de relacionamento, tenho um ótimo blog para indicar caso ainda não conheça: http://nao2nao1.com.br/

      • cleidescully Says:

        Léo, eu conhecia esse blog. O Gustavo é genial. O pé que ele tem na filosofia faz com que ele seja um dos melhores caras para escrever sobre relacionamento que já vi. Adoro ele discutir a masculinidade que sem perder a “macheza” cuida da sua parceira! Maravilha!

      • cleidescully Says:

        Só que em alguns momentos, eu acho que ele é um pouquinho machista…

      • Léo Ribeiro Says:

        Uhm… não me lembro de nenhum comentário machista dele… mas vou prestar mais atenção.

      • cleidescully Says:

        Acho que me expressei mal, ele não chega a ser machista… na verdade, as vezes ele é até romântico, e em outras é tão direto, que beira à aspereza! Mas não é machista o termo…

    • cleidescully Says:

      Ahahahahaha!
      Um representante da categoria!

  3. Josi Says:

    own… gosto deste Darcy, mas prefiro o original do livro Orgulho e Preconceito… 😀

    Escreva sobre Booth, fia… go go! 😀

    • Jade Says:

      own… gosto deste Darcy, mas prefiro o original do livro Orgulho e Preconceito…(2)
      mas gostei da adptação que a autora fez.
      Quem não quer um Darcy? um homem que passa por cima dos seus orgulhos e preconceitos para ficar com quem ama,sem medo de ser feliz

      • cleidescully Says:

        Oi Jade!!!
        Eu amo as duas histórias também…
        eu amo a declaração de amor do Darcy do “Orgulho e Preconceito”, adoro no filme, quando ele fala todo tímido: “I love, I love you!” Ownnnn lindo demais!

      • Carlos Says:

        Mas a questão é: Existe ser humano que quer dar sem receber nada em troca, quando se fala em relacionamento? O fato é que a mulher quer um homem que aceite que ela seja o que ela quiser, sem que ela tenha tbm responsabilidade de ser alguém agradável para o homem. Somos assim, homens e mulheres, cheios de defeitos e nos aturamos somente quando nos amamos.

  4. Silvia Says:

    Cleide,sou fã de Jane Auten,já li Orgulho e Preconceito vi o filme , assiti o seriado da BBC com Colin Firth(adquiri na livraria Cultura),claro já assisti o Diario de B Jones várias vezes,li os 2 livros e ´ja li a coluna que acho bem interessante,mas não vejo Mark Darci desta maneira sem defeitos,ele era preconceituoso e esnobe,tanto o de Jane Austen com o de Helen,só que o mais lindo nas duas histórias e eu acho bem real,que pode e já vi acontecer ,e que o amor que ele sentiu Bridget(e por Elisabeth B),que fez com que mudasse,presta atençãonas 2 histórias.Adorei o blog,vou passar mais por aqui .Abraço

    • cleidescully Says:

      Silvia, vc é fã mesmo não é? Eu tenho o livro Orgulho e Preconceito, e tenho os dois filmes. Mas não li o Bridget Jones.
      Acho que na minha tietagem, não me expressei perfeitamente, apesar de ter dito que Darcy é perfeito, na verdade ele é perfeito em sua imperfeição[de todos nós humanos], e até o fato dele rever o que pensa por Bridget e se expor, ele ganha pontos… assim como o outro Darcy, que lindamente declara de coração aberto seu amor por Elisabeth. E muito da má impressão de que eles são orgulhosos, se desfaz perante esse ato de humildade, de se assumirem apaixonados pela mulher que desdenharam inicialmente. Qualidade rara desde sempre essa de assumir os próprios enganos!

    • cleidescully Says:

      Ah, e seja sempre bem vinda ao blog! Pode dar opiniões, sugestões…

  5. lidianne Says:

    ah um Darcy na minha vida….juro que eu nao o largaria mais.

  6. Edi Says:

    Procuro um Darcy, conhecem um real e disponível?

    huasuahasuahdsuahdsah

    Ele é demais! Mesmo parecendo MALA… [é essa, exatamente, a diferença que o faz ser o Darcy elegante, inteligente, rude mas não menos romântico]

    • Jhenny Says:

      Eu também estou procurando um Darcy,acho que toda mulher necessita de um *-*
      Há,eu o amo do jeito que é,mesmo não sabendo muito como expressar seus sentimentos,isso é uma qualidade,digamos assim!

  7. Jhenny Says:

    NOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOSSA ESSE É UM AMOR QUE EU NECESSITO!
    Na verdade,que mulher não precisa de um homem como esse?Que mulher não precisa de um homem que a ame do jeito que é?Mark Darcy é o homem perfeito,definitivamente!

  8. Karen Says:

    Sinceramente,
    o Mr. Darcy de O&P é perfeito em sua imperfeição, como já disseram. Quem é que não quer um cara que, depois de ser humilhado ao se declarar, muda seus atos e consertas seus erros só pra te mostrar que pode ser melhor, somente por você? Ahh, eu quero. Um Darcy pra mim, por favor!

  9. Ruh Says:

    Tento não me iludir com filmes e músicas rsrs porque sempre apresentam situações que normalmente não acontecem na vida real rs… Mas até se aparecesse um Meio-Mark Darcy na minha vida, já é o suficiente! Mesmo se fosse decadas mais velho que eu!

  10. Thuany Says:

    Gente o Mark Darcy é a perfeita ilusão das mulheres do século XXI. Não existe mais exemplares dele nem na Inglaterra.
    Ele é o cara que habita nossos sonhos mais românticos, e continua na nossa mente quando acordamos!Que nos arranca suspiros mesmo sem saber! Que consegue ir além de nossas expectativas, e ganha nosso coração pela timidez. Vê se outro homenm consegue ser igual… nunca!
    Mark Darcy dá o direito as gordinhas de sonharem com um futuro romãntico, diferente daqueles casais que estão juntos e não expressam romantismo e amor! Que não semonstram afeto. Pelo contrário, Darcy não conquistou somente Jones, mas todas as mulheres que tem coração. Devemos esse sentimento a timidez e postura do garoto! Quem não se lembra da cena de Briget Jones no limite da razão, quando ela invade o escritório dele depois de ter dado seu 1° beijo lésbico. Ela disse: eu te amo, sempre te amei e sempre amarei…! AAAAAh! Eu também! A cara que ele fez, não deu pra resistir!
    Esse cara é o máximo!
    Toda beleza e encanto de Daniel Cleaver, vai pro ralo com a carinha meiga de Darcy!
    Você não precisa tocar, ou conviver com ele pra se apaixonar, é só comprar o DVD da série! Os dois!
    E viva o amor televisionário!

  11. kakarm Says:

    Amo os dois Darcys, eles são lindos.

  12. paolla Says:

    quem já leu o livro sabe que o mark darcy é ainda mais ‘tudo de bom’ do que o filme mostra!!

  13. E mais um Natal se aproxima… « Colcha de Retalhos Says:

    […] Bridget Jones’ Diary”, também às vésperas doNatal, o advogado um tanto cisudo Mark Darcy, abre o coração para a moça tresloucada, e fala que apesar da família estranha, de ser […]

  14. Danielle Says:

    Será que um dia encontraremos um Mark Darcy? Vamor pedir a Deus! Ele pode tudo! rsrsrsr

  15. Mark.t Says:

    Pois é galera… Não assisti o seriado, mas baseando no que dizem… Um homem maduro, bem sucedido e que ainda gosta de mulher feia e fora de forma… Podem ter certeza de uma coisa… Ou ele tá com sérios problemas ou já desistiu da vida! Certas coisas fazem parte da natureza masculina não adianta fugir disso! Nós homem também achamos ruim quando vemos uma gostosissíma com um babaca. Faz parte né!

  16. 50 Tons e uma questão: que está acontecendo com as heroínas de nosso tempo? | Colcha de Retalhos Says:

    […] lugar no mundo. Divertida heroína aos avessos, inspirada (quase uma paródia) em sua história com Darcy na grande Lizzy de Orgulho e Preconceito, que inaugurou a fileira de mocinhas que resolveram romper […]

  17. Taina Says:

    Queria um texto falando sobre ela, a Bridget Jones …


Deixe um comentário