Especial Dia dos Namorados – Destinos Românticos – 2015

Tenho observado que meu post sobre destinos românticos de viagem tem sido mais e mais visitado ultimamente, e como falta mais ou menos um mês para o dia dos namorados, ou seja, dá tempo de se organizar, resolvi fazer posts mais atualizados sobre o assunto.  Como o post sobre Destinos Românticos parte I foi feito em 2011, tive oportunidade de visitar vários locais dos quais apenas falei, e conhecer outras opções legais, bem como a configuração das cidades e seu contexto também mudou um pouco.

69a6cc1e37d8208b67d8fd8996d2c95a

 

Continuo acreditando que a viagem está mais no olhar do viajante do que realmente no deslocamento, então, de tempos em tempos gosto de fazer turismo na minha própria cidade. Tendo um namorado com o mesmo gosto para lazer que eu, temos experimentado tudo que nossa cidade oferece a um turista.

 

Vista do centro de BH do Parque Municipal

Vista do centro de BH do Parque Municipal

Belo Horizonte é uma cidade construída para a modernidade, a primeira capital planejada do Brasil, seguindo modelos de sucesso como Paris de Hausmmann e Chigago, entre outras. Saber a história por detrás das construções e os segredos de cada bairro faz parte do exercício de se tornar um viajante, mesmo em sua cidade. Com os jogos da Copa do Mundo, BH ganhou vários leitos de hotel, o que é ruim para os empreendedores que não conseguem ocupação total, e é ótimo para o turista que consegue excelentes preços em hotéis incríveis!

Palmeiras da Praça da Liberdade

Palmeiras da Praça da Liberdade

 

Uma opção que acho muito charmosa é o Promenade Platinum, fica na Cidade Jardim, perto do Museu Abilio Barreto, o museu é uma atração à parte e em alguns domingos do mês promove eventos de música em seus jardins. O Hotel é muito bom, quartos confortáveis, cama e travesseiros excelentes, os produtos de banho são da melhor qualidade, bem como do frigobar, chuveiro muito gostoso também. Me hospedei no apartamento standard, que é super agradável. Além disso, o bairro fica muito próximo ao Lourdes, dá pra ir à pé para a Praça da Liberdade e aproveitar o excelente circuito cultural, além de passear sem compromisso pela própria praça. Há dois shoppings próximos: Diamond Mall e Pátio Savassi, para os atleticanos dá até pra visitar a sala de troféus do Galão da Massa.

Museu Histórico Abilio Barreto  - Robert Serbinenko. Fonte: Pinterest

Museu Histórico Abilio Barreto – Robert Serbinenko. Fonte: Pinterest

Preciso fazer um parágrafo à parte para o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, e informo que em uma tarde não dá pra visitar todos os espaços, talvez um fim de semana dá pra ter uma impressão do circuito e escolher o que mais se gostou para ver com calma. O CCBB é um espaço cultural com exposições temporárias, muitas internacionais, e o prédio é divino, este mês está em cartaz o genial Kandinsky! A Casa Fiat de Cultura também traz exposições, muitas da maiores que já vieram à BH: Rodin, Chagall, De Chirico, visitei todas, espaço excelente! O Espaço UFMG do Conhecimento é um espaço científico, trata principalmente da astronomia e história da humanidade – vale muito a pena visitar –  em especial o Planetário. O Museu das Minas e do Metal é um museu de mineralogia mas com uma maneira tecnológica de expor as pedras e minerais. O Memorial Minas Gerais Vale é um museu tecnológico, não tem um acervo mas apresenta todos aspectos da cultura mineira e belorizontina, é fascinante! Além deles há o Centro de Arte Popular e o Museu Mineiro – anexo ao arquivo público e que abriga a Pinacoteca do Estado de MG. Após um passeio pela praça, nada como comer uma pizza ou empanadas deliciosas no charmoso Pizza Sur Liberdade.

222b088c9b8a884aa6b93984962ef2d5 78446deecab8d54b55a06e2d9fe835c8 be2e1c062a085e912f89804a41021197

Outra experiência excelente é o “Diária a Dois” do Ouro Minas. O hotel é simplesmente espetacular, você se sente num filme, e o espaço fitness com piscina aquecida, academia e jacuzzi é excelente. O apartamento standard equipara-se ao  quando do Promenade, mas o café da manha e as instalações do primeiro hotel 5 estrelas de BH são uma experiência por si só.

hotel ouro minas acomodaes - piscina.x simpase

 

Uma vivência muito legal é ficar hospedado na Pampulha. Escolhi um pequeno hotel próximo ao Mineirão pela localização, mas como as instalações não são muito boas, nem citarei no artigo. De qualquer forma, a região projetada para ser o centro de lazer de BH vale a visita. É muito gostoso caminhar em volta da lagoa – apesar de estar tão maltratada e da Prefeitura não ter despoluído as águas como prometeu para a Copa do Mundo.

IMG_1855 IMG_1875

Como turismóloga devo defender que seria muito bacana para Belo Horizonte ter a lagoa limpa. Imaginem uma região de prática de esportes aquáticos? Ao contrário, as lindas mansões em torno da lagoa estão abandonadas, afinal, quem vai comprar lotes com imóveis de milhões, se não podem verticalizar (e não devem mesmo, concordo com o código de posturas da cidade)? Se a região fosse revitalizada, estes espaços poderiam se tornar clubes de esportes náuticos e o bairro se tornaria o que JK desejava na sua inauguração.  Divagações à parte, os conjunto arquitetônico é lindo, destaco a obra de arte de Portinari: A Igrejinha. O parque Guanabara é um ótimo passeio para se fazer à dois, lúdico, leve. E o restaurante Juscelino é uma delícia para almoço, jantar ou apenas para pegar um petisco e ver o tempo passar…

IMG_1859 IMG_1865 IMG_1868 IMG_1883

Há muitas outras coisas interessantes em BH, o Museu das Artes e Ofícios na Praça da Estação, O Parque da Mangabeiras, Parque Ecológico da Pampulha, Cine Brasil Vallourec na Praça 7 de Setembro… sempre há peças interessante, exposições bacanas e excelentes restaurantes. Se não é possível viajar, o dia dos namorados por aqui também pode ser bem agradável por aqui… Espero ter inspirado o seu passeio, no próximo post, farei sugestões de viagens românticas no interior de Minas Gerais. Aguardem!

Advertisements

Uma resposta to “Especial Dia dos Namorados – Destinos Românticos – 2015”


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: