A Romântica Tiradentes

Minas Gerais tem várias pedras preciosas no que diz respeito a cidades com clima bucólico e romântico. Já tratei aqui de Diamantina que tem um clima alegre e boêmio, Ouro Preto e seus magníficos sitios históricos. Resolvi tirar um tempo para compartilhar Tiradentes com meus leitores.

Tiradentes Cleide Sousa

Considero Tiradentes uma das cidades mais românticas do estado de Minas Gerais, talvez do Brasil. Apesar de ser uma cidade histórica por excelência, o que se destaca  é a gastronomia e a arte. Muitas galerias, ateliês e sabores diferentes para provar… Tiradentes tem uma surpresa a cada esquina.

Tiradentes 2 Cleide Sousa

 

O ponto que considero mais “complicado” na cidade, é que parece haver um acordo para manter os preços altos, é muito caro se hospedar em Tiradentes, mesmo nas pousadas pequenas com os serviços mais básicos, no centro histórico paga-se o mesmo preço que se pagaria em Paris, Veneza… refeições também seguem um padrão de consumo de alto nível, entretanto é possível encontrar restaurantes com preços não abusivos.

Jantar Italiano Cleide Sousa

De qualquer forma, vale a experiência, especialmente à dois. Nas férias de inverno, a cidade fica muito bonita e as temperaturas  caem bastante, mas com tempo quente a cidade também nos brinda com suas varias cores e seu barroco alegre.

Inverno em Tiradentes

Inverno em Tiradentes

As cores vibrantes de Tiradentes nos meses quentes.

As cores vibrantes de Tiradentes nos meses quentes.

A Matriz de Santo Antônio vale muitas visitas, é uma das igrejas mais ricas do Estilo Barroco e tem um órgão único, aos sábados à noite costuma haver recital de música barroca, há também uma visita guiada noturna, muito interessante, com uma narração muito bacana do querido ator falecido este ano: Paulo Goulart. A vista da Igreja é muito bacana, e o por do sol visto de lá também!

A linda Matriz de Santo  Antônio

A linda Matriz de Santo Antônio

Relógio de Sol - Matriz Santo Antônio

Relógio de Sol – Matriz Santo Antônio

Outra igreja que recomendo a visita, fica do outro lado da cidade, o legal é que de uma igreja avista-se a outra. E o forte da Igreja de São Francisco de Paula é a panorâmica da cidade que ela permite. Também por sua simplicidade e a composição tão bela do gramado, o cruzeiro e a igrejinha. Quem assistiu à maravilhosa série Hilda Furacão, vai se lembrar da cena de amor protagonizada por Ana Paula Arósio e Rodrigo Santoro neste cenário.

Igreja vista do centro da cidade

Igreja vista do centro da cidade

O singelo altar da Igreja de São Francisco de Paula

O singelo altar da Igreja de São Francisco de Paula

A igreja de perto (no Inverno)

A igreja de perto (no Inverno)

Matriz de Santo Antônio vista da Igreja de São Francisco de Paula, uma das mais belas vistas de Tiradentes

Matriz de Santo Antônio vista da Igreja de São Francisco de Paula, uma das mais belas vistas de Tiradentes

O passeio de Maria Fumaça até São João Del Rei é altamente recomendado, uma boa ideia é contratar um guia que te leve até os pontos turísticos da cidade, que por ser maior, não manteve-se totalmente barroca. A igreja projetada por Aleijadinho é inesquecível, especialmente por que, na decadência do ciclo do ouro, a riqueza é a pura arte da escultura do grande artista das Minas Gerais.

Passeio mágico! Um ticket para voltar no tempo.

Passeio mágico! Um ticket para voltar no tempo.

Maria Fumaça por Cleide Sousa

Maravilha da Arquitetura e Escultura de Aleijadinho em São João Del Rei

Maravilha da Arquitetura e Escultura de Aleijadinho em São João Del Rei

O Centro Cultural que a FIEMG administra na cidade é uma visita obrigatória. Exposições de arte bacanas, um jardim lindíssimo, e apresentações artísticas de muita qualidade. Tive a sorte de assistir um lindo show de Mafalda Menotti cantando grandes sucessos italianos do cinema da década de 1960, inexplicavelmente maravilhoso!

Jardim do Centro Cultural

Jardim do Centro Cultural

Show Mafalda Menotti

Show Mafalda Menotti

No mais, estando passeando à dois, vale a pena se perder e se achar pelas ruas de Tiradentes, encontrando uma exposição aqui, um jardim ali, um museu acolá… provando caldos, massas tudo de muita qualidade. Ou apenas se assentar preguiçosamente pelas praças, ruas e ver a vida passar devagar, namorar, ser feliz!

Ver o tempo passar no Largo das Forras

Ver o tempo passar no Largo das Forras

???????????????????????????????

Ipê Amarelo

 ???????????????????????????????

Acreditem, vale a pena colocar a cidade como destino favorito para o Dia dos Namorados.

Anúncios

Uma resposta to “A Romântica Tiradentes”

  1. Especial Dia dos Namorados – Destinos Românticos – 2015 – Minas Gerais | Colcha de Retalhos Says:

    […] parecida com o turismo cultural oferecido por Ouro Preto, temos Tiradentes, que eu já detalhei aqui.  Tiradentes tem o atrativo de ser mais sofisticada, em parte por ser uma cidade menor, outra por […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: