Inesquecível Vó Laura

VÓ

Coisa triste é despedir-se de uma das pessoas que você mais amou na vida. Digo isto sem sombra de dúvidas, por que quem teve a sorte de ter avós sabe que eles nos proporcionam aquele amor terno, puro e gratuito, desinteressado e as vezes até permissivo… Por isto, me despedir minha Vó Laura é como despedir-se um pouco da minha infância. De certa forma, a maioria das minhas caras lembranças desta época remontam a ela: os deliciosos biscoitos de polvilho frito, os almoços de natal, a reunião com os primos, as roupinhas e colchas de retalho que ela costurava, dormir na casa dela e acordar às 5 da manhã quando a casa já estava toda funcionando.

IMG_2409

Por mais que tentemos racionalizar, que a pessoa já viveu quase um século, o coração no fundo sempre pedia a Deus só mais um ano… quem sabe ela chega nos 100? Mesmo que em cada comemoração: dia das mães, Natal a gente procurasse viver como se fosse o último, ainda teimava aquela sensação de querer ficar juntos eternamente. Todo mundo que tem avós muito idosos sabe do que estou falando.

Mas despedir da Vó Laura é ainda mais complicado, pela tamanha significação que sua figura representa na nossa família. Como em alguns povos de organização matriarcal, nossa família girava em torno dessa estrela chamada Laura. Lúcida até o último minuto – que posso atestar como a última pessoa a vista-la. Vó sempre foi o foco de sabedoria, amor e bênçãos para todos. E não estou falando isto por que eu sou da família.

???????????????????????????????

Há pessoas que passam pelo mundo e adquirem uma força e são detentoras de um carisma que não se sabe explicar, e comigo foi assim, cresci em um universo marcado  por uma mulher tão forte e lutadora, que nasceu no interior, enfrentou a fome, a mortalidade de alguns filhos, e que veio para cidade e viveu décadas de uma vida honesta e pobre, criou filhos honestos que prosperaram da melhor maneira que puderam, que por sua vez tiveram filhos e netos, a maioria igualmente esforçada, ética, batalhadora. Não me lembro de vê-la maldizendo sua condição de vida, em nenhum momento.

primos e primas

Acredito que esta força surpreendente nasceu da fé enorme que minha avó desenvolveu. Até a última semana de vida ela rezou o terço pela família toda, todos os dias, como seu ritual matutino. Católica pela vida toda e com uma das mentes mais abertas que já conheci, convivendo e conversando pacificamente com pessoas das mais diversas religiões que vinham a sua casa, deixando uma das lições mais impressionantes para todos: a tolerância, tolerância que só pode ser genuína se fruto de muito amor. Nunca a vi discriminando ninguém pela religião, pela etnia, pela orientação sexual, condição social…  todos eram recebidos como filhos na casa da Vó Laura, e me orgulho muito disso, de ter vivenciado esta lição.

vó laura

Se eu fosse encontrar uma palavra para definir a Vó, seria: MÃE. Durante os anos vó Laura se transfigurou na própria figura do amor maternal, devota da Mãe Santíssima, e inspirada no exemplo, minha avó não foi mãe apenas dos seus filhos, mas dos netos, dos bisnetos, tataranetos, genros e noras que sofreram a separação como os próprios parentes consanguíneos, e da vizinhança, da comunidade toda.

vo 2

Quem tinha fome sempre tinha um prato de comida na casa da vó Laura, ou quem tivesse sede, ou quem precisasse de uma palavra amiga, ou uma benzição para crianças com “mal olhado”, ou “vento virado”. Ela sempre estava disponível, pessoalmente, por telefone, mesmo agora, depois de nove décadas vividas, e um corpo fraco para obedecer uma mente e um coração de energias inesgotáveis! Lembrava de todos, queria saber notícia de todas pessoas que amava e acolhia, e se preocupava em ver e conversar com todos. Sua casinha modesta ao longo dos anos se transfigurou num ponto de luz a acolher todos.

 

IMG_1507

Vó Laura transformou sua vida em um poema da simplicidade, da honestidade e do amor nascido da simplicidade e pobreza. Seu ofício simples de costureira ajudou a colocar o pão na mesa junto ao meu avô querido, que se foi há quatro anos: Geraldo, mas também costurou para sempre em nossas almas seu exemplo que não nos abandonará. Por isso é tão difícil acreditar que ela se despediu de nós. Mas como consolo lembramos que até mesmo Jesus teve que ir, para que seus discípulos vivenciassem o que aprenderam com ele. Creio que nossa família, e todos amigos que se transfiguraram em filhos do coração da Vó Laura carregam agora também o compromisso de seguir o exemplo que ela deixou, e nos provar merecedores da presença dela por quase um século entre nós, devemos ser guardiões de seu legado, que se foi modesto nos termos materiais, espiritualmente foi uma chuva de luz e bênçãos em nossas vidas.

 

IMG_3932

Muitas vezes divinizamos a bondade de tal maneira, que acreditamos que só os espíritos superiores são capazes de realizá-lo, mas além da caridade e amor absolutos, praticada pelos santos, devemos observar o bem cotidiano, possível e simples de poder ser útil para quem quer que seja. Da bondade expressa no carinho, na hospitalidade, na palavra amiga e na tolerância para com todos, isto todos nós podemos aprender com estas pessoas simples, humanas e fortes que vêm para o mundo preparar nossos caminhos.

 

Por todos estes motivos, quem conheceu a Vó Laura, jamais se esquecerá da sua presença querida gravada com seu exemplo em nossas vidas e corações.

 

Advertisements

Uma resposta to “Inesquecível Vó Laura”

  1. Cassia Says:

    Linda a história da sua avó Cleide, ela cumpriu uma linda missão. Pessoas assim quando morrem, deixam um legado para nós, na verdade ela sempre estará viva em vocês através de todos os valores que deixou. Agora é continuar repassando de geração em geração.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: