Livros Extraordinários

Amigos e amigas que visitam meu blog, apesar de gostar muito de ler nunca havia feito um post aqui no Colcha de Retalhos sobre livros. Já vou avisar de antemão, que não me considero uma pessoa culta, leitora de literatura brasileira, ou coisa do tipo, então, minha lista é puramente intuitiva e sentimental. Leio best seller, leio romance, leio livro infantil… um pouco de tudo. Por favor então, não confundam com uma crítica de livros ou análise técnica, coisa que eu não tenho a menor envergadura para fazer.

MOÇA COM LIVRO, 1879 , JOSÉ FERRAZ DE ALMEIDA JÚNIOR ( BRASIL, 1850-1899) MASP

Ler foi sempre um dos meus prazeres naturais… fui alfabetizada na educação infantil, e entrando aos 7 anos, no ensino fundamental de uma escola estadual do meu bairro, a qual tinha uma excelente biblioteca, me lembro que minha primeira ação foi fazer a ficha na biblioteca… lia incansavelmente uma coleção atras da outra, claro adaptadas à minha idade e maturidade do momento. Nunca fui pressionada, nem me sugeriram, ou me aconselharam… naturalmente entrei na escola e me apaixonei pela biblioteca. Um pouco desta paixão, provavelmente deve ter relação com outra: minha fascinação por desenho… como livros infantis são lindamente ilustrados, geralmente por artistas de alto gabarito, li muitos livros por causa das ilustrações… e neste processo de letramento, também aprendi a desenhar desde os 8 anos de idade…

Algo que acho que é unanimidade, não são livros, mas fizeram parte da inha formação como leitora, foram os gibis da “Turma da Mônica”. Li centenas… e repetidamente… me lembro, que em uma fase da infância, eu tinha muito medo do escuro, a noite me assustava muito, e quando eu tinha crises de insônia, lia um gibi, e aquilo me acalmava… não é de se estranhar então, que o Maurício de Sousa seja um dos meus escritores, desenhistas, artistas favoritos, e que eu tenha por ele um carinho como teria por alguém da minha própria família.

Feito este preâmbulo, vou lembrar aqui alguns livros que me marcaram a memória e tocaram meu coração. A ordem é aleatória, não me lembro quando li cada um deles… e como eu disse, minha lista de favoritos tem um pouco de tudo… então, por favor, nada de sermões sobre “você deveria ler mais isto ou aquilo” na minha caixa de comentários…

Marcou minha adolescência…

certamente dois livros foram fundamentais nesta época. Romeu e Julieta de Shakespeare, que eu sabia praticamente de cor todos os diálogos, e acho que se “espremer” a memória ainda me lembro. A história de amor trágica era uma das minhas favoritas quando tinha 15, 16 anos…

Este era exatamente o exemplar que eu tinha…

Um outro livro me tocou profundamente na adolescência, o li com 18 anos, “O Alquimista” de Paulo Coelho… eu sei que muitos torcem o nariz, e dizem que é leitura comercial e bla bla bla, mas durante muito tempo, foi o livro mais significativo que eu já tinha lido, e depos de adulta, comprei, li de novo e achei muito bom. Na época de escolha de caminhos, profissão, a jornada em busca da “Lenda Pessoal” empreendida pelo protagonista, me ajudou bastante… é um livro pelo qual eu sempre terei um carinho especial. Me lembro de ter lido muitos do autor, o primeiro foi “Brida” por que naquele tempo eu acreditava em “almas gêmeas”, mas nem de longe é poético como o Alquimista.

Mudaram a minha maneira de pensar…

No topo da lista, tenho que colocar a obra extraordinária do Professor Rivail: O Livro dos Espíritos. Até hoje me supreende como um livro do século XIX pode versar com tanta elegância, praticidade e segurança sobre tantas questões filosóficas, sociais e cientificas que até hoje nos afligem. É um dos meus livros favoritos, que me ajudou, fortaleceu minhas crenças e moldou muito minha visão da vida e do mundo.

Edgar Morin é um dos teóricos da pós modernidade, teoria da complexidade. Muito denso de se ler, mas escreveu uma pérola para a Unesco – Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro – de muito acessível leitura, que ajuda a discutir a educação perante a vida contemporânea, sensacional!

Bagavad Gita – A sublime canção, foi o primeiro livro que li no curso de professor de yoga, e traz de maneira simples e poética a sintetização do saber yogui, como portar-se, tratando da impermanência e como a sua constatação pode nos tornar seres mais sublimes e felizes.

De arrebatar o coração…

Provavelmente a história mais bonita e mais bem escrita que li, foi “Renúncia”, o livro de Chico Xavier/ Emmanuel é impecável em todos aspectos: descrição dos personagens, ambientação, e a história mais surpreendente, bela e singela que já li, e o melhor, história real… não vou contar nada da história, pois é um livro que merece ser lido…

Uma das minhas histórias de amor preferida, é um clássico da literatura inglesa: “Orgulho e Preconceito”, leve, inteligente, lindo… conta a história de uma moça, um tanto à frente do seu tempo: Elizabeth Bennet, e sua história de amor e ódio com o rico, poderoso e um tanto sem jeito Senhor Darcy. Elizabeth é uma protagonista extraordinária, bem construiída, inspiradora… e Darcy, é o “príncipe encantado” de todos os tempos… Não sei como as meninas de hoje em dia podem se inspirar em protagonistas vazias e idiotas como Bella ou Anastasia Steele… quando tantas outras tão vivazes estão na literatura universal para serem descobertas!

Para ler mais a respeito: https://cleidescully.wordpress.com/2010/01/27/orgulho-e-preconceito-%E2%80%93-o-romantismo-atemporal-de-jane-austen/

Outra história que amei ler, foi “Memórias de uma Gueixa”. Fui motivada pelo filme, que é um dos meus favoritos, mas o livro é incrível… a maneira como descreve o cenário feminino no Japão ancestral, como a Segunda Guerra Mundial muda a ordem de todas as coisas, como descreve o amor imorredouro de Sayuri por seu “Presidente” e o final que deixa qualquer um totalmente supreso!

Escrevi sobre o livro e o filme aqui: https://cleidescully.wordpress.com/2011/03/09/as-magnificas-memorias-de-uma-gueixa/

Meus queridos e queridas, esta lista não chegou nem perto de acabar, mas para que este post não fique impossível de ser lido, vou fazê-lo em mais partes, combinado? Aguardem… enquanto isto, vamos debatendo, sugerindo outras coisas nos comentários…  Até mais!

3 Respostas to “Livros Extraordinários”

  1. Alex Says:

    A coleção da Editora Ática é muito boa, lia na escola. Turma da Mônica até hoje eu gosto de ler! E quem não gosta?

  2. Beth Says:

    Oi, Cleide!

    Minha iniciação ana leitura foi bem parecida com a sua: livros infantis na escola, apresentados por uma professora maravilhosa que tive no ciclo básico, gibis da Magali e do Chico Bento, os livros da coleção Vagalume da Editora Ática, os romances açucarados (e gostosos de ler) das séries Sabrina, Júlia e Bianca, tudo do Júlio Verne e por aí vai. Depois fui juntando muita leitura técnica por imposição profissional, mas nunca perdi o prazer de mergulhar num livro apenas pelo prazer de lê-lo. Da sua lista, só li “O Alquimista”, aos 15/6 anos e tb fiquei encantada. Adorei seu texto e espero que vc possa compartilhar mais vezes suas preferências literárias, pois falar de livros nos dá a dimensão de qta coisa legal há pra se ler e aprender ainda. Abraço!

    • Cleide Sousa Says:

      Beth, muito semelhante mesmo… li muito Sabrina, Julia e Bianca na adolescência… eu tinha muita curiosidade de aprender a ler, quando era criança, pra ler aquilo! hahaha
      Me lembro de um, da série Sabrina, escrito por um homem [uma raridade] que se chamava “Luar do Pacífico”, já procurei muito pra ler de novo, nunca mais achei… uma das melhores histórias de aventura que já li… o romance nem era o foco central da história.
      Também tive uma fase, para fazer mestrado, de ler só livros acadêmicos, também têm seu lugar, mas gosto mesmo e de ler sem o menor compromisso…
      Volte sempre!Abraço!


Deixe uma Resposta

