Especial Dia dos Namorados – Os Destinos mais Românticos – Parte I

Olá meus amigos, ano passado e no ano anterior, eu fiz vários posts na semana do dia dos namorados, para celebrar o amor, os relacionamentos saudáveis, e para fugir um pouco do consumismo que se espalha nessa época sobre os casais.

Para ver este post atualizado, clique aqui!

Como eu já falei de música, cinema, desenho animado… resolvi este ano aliar o tema à minha especialidade: Turismo. Vou fazer durante esta semana, seleções de destinos românticos para sugerir.

Eu sei que vocês dirão: “Turismo também é consumo, Cleide!” Mas mais do que isso, turismo pode ser uma experiência rica, para levar para o resto da vida. Envolve consumo, claro, mas no nosso mundo, tudo acontece mesmo à base do capital, quem sabe algum dia no futuro, superemos as maneiras capitalistas e inventemos outras maneiras de viajar?

O segredo é “viajar na viagem”, imaginar, sonhar, planejar, escolher detalhes… e durante o passeio, sorver todos os momentos, viver o lugar, sua cultura, seus sabores, odores, e no caso deste post, a companhia! Vou começar pelo meu estado, as lindas Minas Gerais, que tem como especialidade lugarezinhos bucólicos e comida muito boa, bem como uma hospitalidade e aconchego que dificilmente se encontra por aí.

Os hotéis fazenda são imbatíveis no quesito hospitalidade e boa comida! Destacando que hotel fazenda, não é apenas um hotel no campo, mas tem que funcionar em uma fazenda de verdade! Antes de ser hospedagem já era fazenda.  Em Santana dos Montes- MG, há duas fazendas lindíssimas e com ambiente bem romântico. Eu não tive o prazer de conhecer, mas minha irmã e alguns amigos já visitaram: Fazenda do Tanque Hotel e Fazenda Fonte Limpa. A primeira é uma fazenda do Século XIX e a sede é tombada como Patrimônio Histórico. O sistema das duas é pensão completa, há piscinas aquecidas, quartos lindos, jardins, paseios de cavalo, tudo inspira.

Outro lugarzinho interessante, fica na divisa entre MG e Espírito Santo. Sempre que viajava para as praias do ES, passava pela curiosa “Pedra Azul” que chama atenção de quem passa. Mas não sabia que alí atras se escondem paisagens muito charmosas. Eu acho esses lugares “escondidinhos” super românticos. A pedra fica no Parque Estadual da Pedra Azul: os passeios obederem à regras e têm horários definidos. Mas o lugarejo Domingos Martins, é uma graça, e o visual já vale a estadia.

Monte Verde é provavelmente o destino romântico mais famoso de MG. Eu não conheço, mas ouço muitas referências. Além do quê, um friozinho desse bem acompanhada deve ser muito bom. Para mais detalhes, esse guia é bem legal.

Ouro Preto, sempre fervilhante, também tem seus recantos românticos. O Grande Hotel, projetado por Niemeyer, alia simplicidade nos traços e requinte, parece uma viagem ao início do século XX. Quem quer ficar nos arredores, gosta de sossego, e ainda pode visitar Ouro Preto de dia, pode ficar na linda Mirante do Café. Para os mais “zen” o Prana Lorien é bem legal, tem aulas de yoga, massagem, e as acomodações são muito agradáveis. Destaco também, nos arredores de Ouro Preto, a bela Lavras Novas, a vila é uma gracinha, comida boa, lagos e cachoeiras nos arredores e pousadas muito charmosas: A Pousada Canto dos Prazeres é linda, A  Loft da Serra também é um charme, destaque nas acomodações temáticas. Vale a pena se hospedar na Pousada Menestrel ou dar uma passadinha em seu restaurante e provar as delícias…

Algumas imagens da cidade e dos meios de hospedagem que citei:

Não dá pra falar em Romance em Minas Gerais, sem citar Diamantina [para mim a mais alegre das cidades do estado mineiro] e Tiradentes, onde parece que tudo é feito para casais… Vou encerrar com essas duas. 

Diamantina não é só apenas uma cidade romântica, não é o amor o apelo da cidade, pelo contrário, ela abriga todo tipo de turista, não é aquele lugar em que você fica deprimido se for só. Mas Diamantina é também romântica, fevilha de cores, lindos hotéis, lugarezinhos agradáveis e serestas em toda parte. Para o dia dos namorados, infelizmente não haverá Vesperata, minha sugestão seria para marcarem o passeio para o final de semana seguinte, porque este evento é uma experiência inesquecível! No domingo [dia dos namorados e seguinte] acontecerá o evento “Café no Beco” que anima as manhãs de domingo na cidade. Outra idéia bem legal, se vocês tiverem mais tempo, fiquem uns dias a mais e aluguem uma das casinhas em Biribiri, para passar pelo menos uma noite – como estou entrometida hoje sugiro que escolham um dia de lua cheia, deve ser surreal!!! A Pousada Real [3km de Diamantina] é uma opção bem bacana de hospedagem. Para quem deseja se hospedar no centro da cidade, há muitas opções, eu já fiquei na Pousada da Seresta, também é boa, bem mais simples.

Tiradentes, como eu disse, parece ter sido criada para casais. Cidade linda, climinha temperado, passeio de charrete, uma vista perfeita para serra, restaurantes finos, hotéis aconchegantes. Um romantismo extremo em cada detalhe. O fato de ter sido cidade que ambientou várias novelas e séries, deixou histórias inesquecíveis marcadas nas paisagens. Como visitaro cruzeiro no alto do morro, e não lembrar a inesquecível cena amor da série Hilda Furacão protagonizada por Ana Paula Arósio e Rodrigo Santoro? E a matriz da cidade, tinha que ser de Santo Antônio? E o que dizer do lindo passeio de Maria Fumaça. Se você não sabe aonde ir para agradar seu amor, eu te digo, Tiradentes não tem erro!

Ficou com vontade de “sequestrar” o amado ou a amada esse fim de semana? Não se reprima… tem destino pra todo gosto e bolso! Para quem está em BH e não pode viajar, vamos ver o que há na capital mineira.

Não conheço mas já ouvi falar do Soleá Tablao Flamenco, dizem que o ambiente é bem romântico:

O Café do Museu [anexo ao Museu Abilio Barreto] também é super requintado…

Uma pernoite no Othon Pallace, com vista para o Parque Municipal, seria uma maneira de ver a própria cidade com olhos de Turista.  O  Ouro Minas tem programação especial para dia dos namorados.

Um piquenique também pode ser romântico,  não há muita tradição disso aqui em BH, mas o Parque Ecológico da Pampulha foi criado para oferecer este tipo de lazer à população…

Bom gente, BH é a cidade dos Bares, o céu é o limite… mas faça sua reserva HOJE senão não conseguirá nada pra domingo!! Por agora é só… voltarei esta semana com sugestões de destinos românticos para o resto do Brasil!

Obs.: Coloquei vários links dos hotéis no post, é só clicar nos seus respectivos nomes!

Advertisements

8 Respostas to “Especial Dia dos Namorados – Os Destinos mais Românticos – Parte I”

  1. Carol Says:

    Amei, Cleide!!! Quero ir pra todos esses lugares… Só dispenso o parque municipal porque estou traumatizada com ele! rs! Mas no dia dos namorados, todos esses lugares devem ficar insuportavelmente lotados… Melhor deixar pra ir depois pra poder aproveitar tudo com bastante calma e amor!

    • Cleide Sousa Says:

      Huahuahua… mas eu não sugeri o Parque Municipal, só a vista dele de alguma suite do Othon… rsrsrsrsrs [pq o trauma?]

      Agora, sobre a lotação… pois é… também acho que cidades vazias são bem mais românticas!

      • Carol Says:

        hehehe! trauma do parque municipal porque fica em frente ao meu local de trabalho e isso nao é romântico! rsrs! brincadeira, é por causa da mulher que morreu com uma árvore caindo na cabeça dela! coisa menos romântica pra se lembrar nesse post, ne!

  2. Victor Says:

    Lindo o post!
    Lugares realmente lindos..!
    I wish I had someone to go!

  3. Especial Dia dos Namorados – Os Destinos mais Românticos – Parte II « Colcha de Retalhos Says:

    […] Recentes Cleide Sousa em Especial Dia dos Namorados …Cleide Sousa em Especial Dia dos Namorados …Victor em Especial Dia dos Namorados […]

  4. Presente para o dia dos pais Says:

    Dicas de Presentes…

    Nossa, nesse ótimo blog tem vários posts de como presentear os entes queridos….

  5. Especial Dia dos Namorados – Destinos Românticos – 2015 | Colcha de Retalhos Says:

    […] Especial Dia dos Namorados – Os Destinos mais Românticos – Parte I […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: