Infância, Coisa Boa!!!

Queridos e queridas… sempre me pego conversando com meus amigos e as vezes com meus alunos, ávidos para que eu lhes conte como era ser criança nos anos 80, sobre as lembranças de infância.

Eu tinha certeza que era a Mulher Maravilha, e isso não era negociável!

Eu sei que depois do Almanaque anos 80, milhares de sites e posts sobre esta década, pipocaram por aí… mas como gosto e lembranças são coisas particulares, vou fazer aqui o meu próprio compêndio… e depois quero que vocês complementem, dividindo comigo seus gostos nos comentários deste post.

Acho que vou começar pelas brincadeiras. Eu tive um grande privilégio, apesar de ter somente uma irmã, com a qual sempre me dei muito bem, sou de família grande, por parte de pai e de mãe. A família do meu pai é do interior de São Paulo, mas até hoje me lembro, nas viagens prá lá, das brincadeiras de rua, de nadar no córrego. E os primos daqui, foram como irmãos, crescemos brincando juntos.

Sim, o Dart Vader de peruca era eu... fazia isso para assustar os vizinhos, ria à beça!

De quê brincávamos? Bom, quem é da época vai lembrar: Rouba Bandeira, Mês, Caí no Poço, Pega-pega, além de briquedos, casinha, jogos de tabuleiro, e imitar personagens da tv, claro! Ah, minha vó tinha fogão de lenha no terreiro, então eu e meus primos fazíamos todos os tipos de gororoba e depois fugíamos e escondíamos da nossa tia Rosária, brava, que ralhava por causa da bagunça que sobrava! A gente morria de rir! Eram tantos brinquedos e brincadeiras,  vou postar os que mais marcaram…

irmã e primos

1- Não dá pra não começar pela Barbie!!! Era minha boneca favorita, eu e minha irmã tínhamos várias, além disso o prédinho onde ela morava [com elevador e tudo] e a banheira que jorrava água de verdade! Tá certo gente, a Barbie faz a gente querer crescer e ser loira, alta e peituda… mas quem ligava pra isso na infância? Eu adorava costurar, desde criança, e era um dos meus passatempos favoritos criar as roupas de minhas Barbies e de minhas primas.

A Barbie era minha boneca favorita

2- Jogos de tabuleiro. A Estrela, grande empresa de brinquedos na época, produzia e comercializava os melhores jogos… me lembro de passar tardes inteiras jogando “O Jogo da Vida” com meus primos. Jogávamos também ludo, resta um [todo aniversário alguém dava], dominó, e jogos de baralho…

3 – Tinha também a Super Massa, legal demais, uma massinha de modelar bem colorida, que vinha com moldes de todo jeito, super criativos!

4 – Nas festas da família, gostávamos de brincar de “A dança das Vassouras”, a gente se dividia em pares, quem sobrasse dançava com a vassoura, e ia trocando de par, até a música acabar, perdia quem terminava com a vassoura. Teve também a fase da lambada, e outros ritmos, a gente aprendia tudo, meninas e meninos! Era “barangoso” demais, mas a gente se divertia!


Essa última brincadeira, me remete ao meu gosto musical naqueles tempos. Nestas brincadeiras a gente usava músicas lentas. Eu gostava muito de A-ha, de Air Supply, tinha LP’s de trilhas sonoras de filmes, como Flashdance, Karatê Kid, Dirty Dancing, entre outros…  mas não gostava só de música lenta, é claro. Gostava muito de Ultraje a Rigor, RPM. E dos sucessos infantis, amava “Balão Mágico”, “Trem da Alegria” e mais tarde, infelizmente a Xuxa [felizmente por pouco tempo!]

Eu achava os sapatos vermelhos dessa foto, TUDO! Mensagem subliminar ou não, em 2004 eu coprei um par igual… usei tanto que já acabou!
Trilha sonora garantida nas festinhas de aniversário!
Puxa, meus favoritos! Lembro quando entrou o Jairzinho, lembro do quanto eu chorei quando saíram do ar para colocar a Xuxa

Já que falei de trilhas sonoras de filme… houveram filmes inesquecíveis na minha infância, assisti inúmeras vezes. Quando eu tinha 5 anos, passou um filme que virou febre na época: Flashdance [dancei 2 vezses na escola]. Quem não se empolgou com a cena final de dança que atire a primeira pedra!

Outro que eu adorei, vi milhares de vezes, e não perdia na Sessão da Tarde, era “Curtindo a Vida Adoidado” [Ferris Bueler’s Day Off], por mais cdf que vc fosse, sonhava secretamente matar aula e passar um dia daqueles!

Amava também Star Wars… tenho que confessar, que o Hans Solo era o homem mais bonito do mundo, na humilde opinião infantil daquela época…

Eu gostava muito também daquele filme lindo, “A Lenda”, o primeiro do Tom Cruise, e amava Indiana Jones. Mas os dois me davam medo… o primeiro porque o vilão era o filho do próprio [medo!] e o segundo, porque eu não aguentava assistir às cenas de pessoas tendo corações arrancados ou derretendo com a abertura da arca da aliança…

Não posso esquecer de “Os Goonies”, acho que é o que eu mais gostava, não esperava nada do filme a primeira vez que assisti, e ele tem aquele desfecho emocionante!!! Eu sempre falo para meus alunos, que deveriam ver!

 

São muitos para citar… tinha “A Garota de Rosa Shocking”, “Footloose”, “Romeu e Julieta” a versão de Franco Zefirelli, ah, os filmes dos Trapalhões, eu sempre via no cinema. E haviam aqueles que eu não assistia, mas morria de medo: Sexta Feira 13, Hora do Pesadelo, A Hora do Espanto, e o Exorcista… fiquei um ês sem dormir direito só de assistir o comercial deste.

Vocês vão me achar "perv" se eu contar que assistia Porks? Mas eu assistia...

E os programas de TV? A minha geração brincou muito na rua, mas a gente assistia bastante TV também… O melhor de todos era o Balão Mágico [e o fofão era horrível, mas ninguém tinha medo dele!]

Mas o grande atrativo dos programas eram os desenhos animados, não era? Todo mundo gostava demais dos Thundercats, nossa, era uma febre. Eu me lembro, que a Globo chegou a passar um especial, na sessão aventura [no horário que é a malhação hoje], com a sequencia de Coroação do Lion-o. Eu vinha correndo da escola pra assistir, legal demais! O Vilão era o mais feio de todos desenhos: Mum-ha! Putz, ô mumiazinha apavorante!

O He-Man e a She-Ha também faziam sucesso, eu gostava… mas hoje tenho um olhar meio crítico perante o visual dos dois… cá entre nós, que cabelinho era aquele do He-man? Parecia uma peruca, loirinho, de franjinha, e quando ele transformava, a única coisa que acontecia era um bronzeamento artificial intantâneo? E a She-Ha, fala sério, não parece uma travesti? Forte,estilo fisioculturista, com aquelas roupinhas de Show em Boate, e aquele perucão… sei não!?

Ah, quando eu era bem criança, antes de ir para escola, almoçava assistino Snoopy. Adorava! Era engraçado, lindo, divertido…  eu nunca esqueci esse episódio:

Ah, encerrando, haviam as guloseimas… tinha cada coisa nos anos 80! Lembram das balas soft, que eram deliciosas, mas escorregadias, e a criançada engolia sempre? E acabava engasgada, é claro… acabou saindo de linha. Tinha os Mini Chicletes… eram deliciosos! O chocolate supresa era o mais gostoso de todos!

Balas Soft

Gente, esse papo vai longe… nossa! Vou ficar por aqui, prometendo outro post dependendo das sugestões que vocês mandarem, ok?Ainda faltou falar dos livros, das festas e escola naquela época, não é? Depois escrevo mais.

E vocês? Quais suas lembranças de infância?

8 Respostas to “Infância, Coisa Boa!!!”

  1. Yanne Says:

    Foi uma viagem em tanto Cleide, bateu uma saudade medonha, faz muito tempo e parece que foi ontem. Tb vi cada filme desses,dancei cada música no meu quarto escondida ,pois era..sou ,….muito timída.

    E sim Hans Solo era o cara mais bonito da face da terra.rsrsrsrsrs

  2. Gizele Says:

    Adorei!!!!Nossa gostava de tudo que vc postou!!!! Oooo época boa! Faltou comentar da moda também, lembra das polainas? saia balonê, ombreiras…rs

    • Cleide Sousa Says:

      Oi Gizele!
      Pois é, no próximo post sobre este tema, vou comentar a moda, além da literatura! Boa idéia!!!
      Aff! Usei tudo isso, polainas, saia balonê, ombreiras…
      Bjão…

  3. Priscila Says:

    Ain Cleide, que post fofo, fiquei emocionada aqui! Sabe, eu sou nostálgica da minha infância, tinha uma pureza tão grande em tudo… e não sei, adoro internet e suas vantagens, mas o fato de não ter tudo disponível no Google fazia a gente ser mais curioso e ter mais trabalho pra descobrir as coisas, era saudável eu acho… Vou comentar apenas alguns itens que vem a mente mais facilmente, no meio de tanta coisa especial pra recordar…

    Quanto aos desenhos animados, nossa… os preferidos eram Pica Pau (tenho os episódios decorados e até hoje assisto, rs), Caverna do Dragão, Ursinhos Carinhosos, Ursinho Pooh, Cavalo de Fogo… após passar uns 15 anos sem ver a princesa Sara, confesso que quase chorei qdo achei um vídeo com a abertura de Cavalo de Fogo no Youtube… rs. E os Muppet Babies, que eu assistia só pra ver se, além de aparecer o rosto da Babá, se a Pig e o Caco iam ser namoradinhos (acho que eu já era shipper desde pequena, será?! rsrsrs). E o Snoopy? Charlie Brown diria, “que puxa”.

    Qto aos brinquedos, a boneca Moranguinho era meu sonho de consumo (mais que a Barbie), e jogos de tabuleiro eram tudo, quem se esquece do Detetive e do Coronel Mostarda? rs. Fora as brincadeiras na rua, pular corda, brincar de betsi (não sei se aí em Minas era conhecido assim, aquele jogo que a gente usava latas de óleo vazias, tacos de madeira e uma bola feita de meia), e o popular sssstoppp! rs.

    E eu tinha MEDO do fofão, rsrs, e tb do Bento Carneiro, o Vampiro Brasileiro do Chico Anysio, minha mãe diz que era eles aparecerem na TV eu saía correndo e me escondia, rs.

    Quanto aos docinhos, e os chicletes que vinham com tatuagem? Cigarrinho de chocolate politicamente incorreto pros dias de hoje? E o diplink, aquele pozinho que a gente passava no pirulito e depois disseram que dava câncer? E as mini garrafinhas de refrigerante, que diziam que não se podia beber, pois tinha veneno dentro?

    Quanto aos filmes, a trilha sonora dos Goonies, Cindy Lauper td de bom, doida demais! Lembrei tb de Footloose, de todos os filmes da Sessão da Tarde e do Vale a Pena ver de novo, que a gente podia assistir sossegado, pois estudava só de manhã (ô tempo bom). Tempo que a dança da vassoura era embalada por A-ha… E que a gente dançava quadrilha na escola, se vestia de caipirinha e tudo, era o evento!

    Não sabia que vc tinha parentes do interior de SP, vc sabe que sou de lá tb… daonde seus parentes são?

    Me empolguei e escrevi demais, rsrs… Mas saiba que amei o post, me fez sorrir depois de um dia cansativo e de uma fase de dificuldades.

    Bjão

  4. Yanne Says:

    Esqueci de dizer Hans Solo era o cara mais bonitão até que eu cresci e conheci um certo agente secreto que até hoje não larga do meu pé ou eu do dele..se é que vcs me entendem!rsrsrrsrsrsr

  5. samira Says:

    Quando eu era menor, ia para a casa da minha vó e como lá tem tocador de discos, eu ficava ouvindo Balão Mágico, e amava! KKK


Deixe uma Resposta

