Musica para Alma

“Music should be healing; music should uplift the soul; music should inspire. There is no better way of getting closer to God, of rising higher towards the spirit, of attaining spiritual perfection than music, if only it is rightly understood.”  – Hazrat Inayat Khan


Eu sempre pensei na arte, como alimento para alma… temos nossas necessidades físicas, tão urgentes, mas a sublimidade da arte, nos alimenta de novos ares, novos sonhos…

Sem dúvidas, a música pode ser considerada a mais espiritual das artes, afinal música é vibração, e apesar do visual e o audiovisual tocarem nosso pensamento, tenho comigo, que a sutileza da música, alcança a alma. É capaz de influenciar nossos estados de espírito, emoções…

Sou totalmente leiga no assunto, se entendo um pouco das artes plásticas, porque me aventurei em seus estudos, o que digo sobre a música são apenas insights de uma observadora. Há algum tempo, li um ensaio chamado “The Sound of Silence” que fazia uma tentativa de explicar, porque a música alcança a alma.

Eu acredito que empiricamente percebemos isso… observe seu estado de espírito quando escuta diferentes melodias. Algumas nos elevam acima da matéria, outras nos aproximam cada vez mais dela. Não estou dizendo que há ritmo certo ou errado, bom ou ruim… acho que tudo é uma questão de sintonia.

Há cerca de um ano, eu tenho trabalhado como professora de yoga, e uma das minhas funções principais é oferecer um contraponto à agitação do dia a dia para as pessoas. As maiores queixas de todos é a ansiedade, pânico, stress… desde que comecei, eu tenho feito experiências com diferentes músicas. De mantras indianos, a cantos japoneses, passando por música clássica, música instrumental, new age.

Nessa pesquisa, descobri uma pérola, o projeto Secret Garden. Esse grupo exercita na prática, o que eu sempre imaginava a respeito da música. Conscientes de que a música altera os estados mentais e emocionais, suas músicas têm como objetivo trazer para quem ouve atmosferas mentais. Não estou dizendo que outros não o façam, claro que fazem! Na música clássica, há mestres que escreveram músicas, como se musicassem pinturas… algo totalmente genial!

Secret Garden Project

Bom, para fazermos uma breve experiência, você que lê esse post, tire um tempinho para ouvir as músicas, e depois leia o que cada uma propõe em sua estrutura… nas aulas de yoga, tendo em mente o significado de cada música, eu as utilizo com diferentes fins… induzindo as pessoas aos estados mentais que a música propõe. Mas creio que apenas o fato de tirar um tempo e ouvir, seja igualmente relaxante.

Começo com a explicação dos próprios autores das músicas:

“Em algum lugar dentro de nós existe um jardim secreto. Um jardim onde podemosnos refugiar quando as coisas estão difíceis, ou nos retirar na alegria ou contemplação. Por anos tenho visitado o meu próprio jardim secreto à procura de harmonia orgânica e melodia. As músicas nesse CD são um pouco do que encontrei. ” – Rolf Lovland


Nocturne é a música que abre o CD e que inaugurou o projeto. Foi lançada em 1992 e venceu um Premio Eurovision Song Contest em 1995.

Nesse link você pode assistir uma apresentação ao vivo:

E nesse o clipe oficial:

Outra música que considero extremamente relaxante e que convida a contemplação interior, é “Song from a Secret Garden”. Eu a utilizo nos momentos em que proponho exercícios respiratórios aos alunos,  para que acalmem, e os convido a construir com sua própria imaginação, um jardim, um refúgio ao seu gosto, com todos elementos que os agradam…  segundo os autores da música:


“todos nós temos paisagens dentro de nós, cômodos secretos onde sentimentos e impressões crescem como um pequeno jardim. Temos maneiras individuais de encontrar esse jardim, Alguns falam dele, escrevem poemas ou cartas, pintam, ou até mesmo fazem uma caminhada para pensar na vida. (…) O que é comum a todos nós, é que isso é uma parte essencial de nossa natureza.” Essa melodia simples vem do fundo do coração, expressando-se através do som do violino.

Experimente se deitar, apagar as luzes, sentir sua respiração, enquanto se envolve com essa melodia:


Uma das músicas que mais mexe comigo, é “Sigma”. O fato de sercantada por um coral e com a letra em Irlandês dá um tom quase sobrenatural à música. É muito envolvente para apenas ouvir e relaxar. Algumas de minhas alunas relatam ter chorado durante o relaxamento enquanto ouviram essa canção.



“Papillon” é uma música sensível… se nome significa “borboleta” em francês… a música promove uma aura alegre, nos faz lembrar as delicadas asas de uma borboleta enquanto ela voa…


A tristeza e melancolia também podem produzir a beleza. “Heartstrings”, que literalmente quer dizer “cordas do coração”. Segundo os musicistas que a criaram, todos nós temos cordas invisíveis que ligam nossos corações entre nós e as pessoas que amamos. Esses laços, essas cordas, só podem ser vistas e sentidas com nosso coração. As vezes nós pisamos nelas, porque não somos cuidadosos o suficiente com as pessoas que amamos, e causamos dor. Essa música é sobre a saudade e as ligações invisíveis entre nós.

Para o post não ficar longo demais, encerro com uma canção de ninar irlandesa. Bons sonhos! Não importa se você dorme ou está acordado…



Me contem,  que tipo de música toca sua alma? O que te acalma, o que te agita? O que te consola?

E a mais grave das questões:

Com qual frequência você visita seu jardim secreto?

9 Respostas to “Musica para Alma”

  1. Alimento para Alma « Colcha de Retalhos Says:

    […] você gosta desse assunto, visite também o post “Musica para Alma”: https://cleidescully.wordpress.com/2010/08/25/musica-para-alma/ creio que você vai […]

  2. Yanne Says:

    Cleide…amiga!

    Acho que meu jardim está coberto de ervas daninhas…faz tempo que não o visito.
    Não sei se por falta de tempo ou se já me acostumei a estar sempre em movimento,mas o post me deu uma vontade enorme de encontrá-lo.
    Como sempre você coloca muita emoção no que escreve.
    bjs

    • Luciano Abreu Says:

      Bom dia.
      Fazendos buscas pelo Google, descobri um CD que há muito me foi furtado. Naquela época, eu fazia parte do Music Club e comprava vários CDs importados e este foi um dos que adquiri. Sou músico, gosto de inúmeros estilos e pesquiso com frequência. Meu objetivo é saber se você pode me ajudar. Como faço para conseguir este CD? Moro em Sete Lagoas e tenho procurado em vários lugares (cidades-sites) mas nunca encontro.
      Muito grato.
      Luciano

      • Cleide Sousa Says:

        Luciano,

        Temos esse CD em uma escola que trabalho, vou tentar descobrir.

        Você encontra algumas das músicas para baixar, em MP3.

        Abraço1

  3. Josi Says:

    Cleeeide!

    Que post lindo! Amei as imagens de jardins… quero um desses pra mim! Mas de verdade mesmo! kkkkk

    Poxa… faz muito tempo que eu não páro apenas para ouvir uma boa música… sempre que eu faço isso é no bus mesmo e pra fugir do barulho das ruas…

    bjos!

  4. iva Says:

    Oi Cleide que post maravilhoso!
    Eu acho meu jardim muito secreto até para mim…
    Parabens,você me empresona cada vez mais!
    Beijos

  5. Luciano ABreu Says:

    O.k.
    Fico muito grato pela sua atenção e, se puder enviar alguma informação no meu e-mail ficarei ainda mais agradecido. Acessei seu perfil. Também amo as artes, particularmente a música, cinema e literatura. Sou também jornalista e advogado.
    Aguardo.
    Luciano

  6. Paty Says:

    Que lindo!
    Eu nunca tinha parado para meditar ou relaxar
    por conta da correria do dia a dia …
    Que bom que passei por aqui ,aprendi que temos um jardim secreto🙂
    E essas canções que coisa mais linda !
    Amei obrigada por compartilhar coisas tão belas !
    Vou passar a visitar com frequência meu jardim ,que até agorinha pouco, era secreto até mesmo pra mim.
    BeijO

    • Cleide Sousa Says:

      Paty,
      É por causa disso que eu ainda escrevo o blog, saber que se pode promover este tipo de encontro, das pessoas com a doçura e beleza que reside nelas mesmas! Espero que seu jardirm esteja sempre bem florido!
      Obrigada pela visit ae volte sempre!
      Cleide


Deixe uma Resposta

