O Modernismo Romântico de Gustav Klimt

Como vocês sabem, eu não sou especialista em arte, mas fruição artística é uma das minhas maiores paixões. 

Já faz algum tempo que gostaria de compartilhar com vocês as minhas impressões sobre o trabalho do maior pintor da Viena: Gustav Klimt. 

 

“… estou convencido de que não sou uma pessoa especialmente interessante. Não há nada especial em mim. Sou pintor, alguém que pinta todos os dias, de manhã à noite. Figuras, paisagens; de vez em quando, retratos. As palavras, faladas ou escritas, não me saem com facilidade, especialmente quando tenho que dizer algo sobre mim mesmo ou sobre meu trabalho. (…) Se alguém quiser descobrir algo em mim (…) pode contemplar atentamente minhas pinturas e tratar de descobrir através delas o que sou e o que quero”. 

Detalhe de "As Três idades da Mulher" - Gustav Klimt

 

 Meu primeiro contato com a obra de Klimt, foi muito antes de me embrenhar pelo mundo das Belas Artes. Vi algumas de suas pinturas no filme “Tudo por Amor”, aquele em que Julia Roberts é contratada como enfermeira de um doente terminal e eles acabam se apaixonando. Lembram-se da paixão do moço pelas ruivas que Klimt pintava? Eu não me esqueci disso. 

 

 

Klimt nasceu em 14/7/1862 em Baumgarten, Áustria. Se destacou por sua forma peculiar de retratar as mulheres, e o que fascina no estilo do pintor é que apesar de sua pintura ter um ar de erotismo e exuberância nas figuras observa-se que ao mesmo tempo elas conservam uma inocência quase infantil. 

 

Não só de nús femininos se compõe a obra rica e bela de Klimt, ele pintou a figura humana de vários ângulos e em várias situações… diferentes idades e compleições.  Sua pintura era decorativa, pra ser mais exata no seu estilo, ele incorporou a escola Art Nouveu. Flertava com o simbolismo, e seus retratos, apesar de realistas fugiam do academicismo… carregavam sempre algo de exótico, fosse no olhar, nas vestes e especialmente em suas vigorosas pinceladas. 

A Medicina, por Klimt

 

O simbolismo também podia ser observado nas paisagens que o pintor fazia, todas que vi me agradam muito. Além da maneira que ele utilizava o ouro em suas imagens que se tornavam ricas sem serem carregadas, como se observa na obra Barroca. 

A Árvore da Vida - Gustav Klimt

 

Provavalmente a obra mais famosa, mais retratada, relida e copiada de Klimt é o Beijo. É meu quadro favorito do pintor… é eu sou um tanto previsível, não? Mas “O Beijo” tem tudo de uma obra prima, se Klimt disse que se quiséssemos saber quem ele era, que olhássemos sua pintura, ao olhar esse quadro, observamos a delicadeza da alma capaz de eternizar com seus traços um momento de amor… coisas que só um mestre de verdade conseguiria fazer! 

 

Releitura de "O Beijo" com Ron e Hermione de Harry Potter, por Lily de http://lillywmw.livejournal.com/

Releitura coreana de O Beijo, por Worrynet, "estrelando": Mulder e Scully - http://www.worrynet.com/board/tc/category/9

 A delicadeza tocante da obra de Klimt, vai muito além do que mostrei aqui nesse post. Há muitas imagens disponíveis on line, muitas biografias, caso queiram conhecer melhor esse pintor que gosto tanto.  Se souberem de endereços interessantes sobre a obra dele, por favor me repassem… 

 Se você gosta de arte, vai gostar também desses posts mais antigos: 

https://cleidescully.wordpress.com/2009/05/06/o-pintor-da-felicidade/ 

https://cleidescully.wordpress.com/2009/01/10/starry-starry-ninght/ 

 

Como nesse caso, as imagens dizem muito mais do que qualquer coisa que eu escrever, deixo vocês com mais algumas pinturas de Klimt… se forem à Viena, lembrem-se de mim!

Bench Forest I

 

E para encerrar, um trecho do filme que conta a vida apaixonada do pintor:

 

Anúncios
Publicado em Amor, Artes. Etiquetas: , , . 9 Comments »

9 Respostas to “O Modernismo Romântico de Gustav Klimt”

  1. Léo Ribeiro Says:

    Nossa Cleide. Eu não conhecia o Klimt. Muito instigante o trabalho dele! E sua linguagem nos post está cada vez melhor! Adorei. Bjo!

    • Cleide Sousa Says:

      Oi Léo,
      O Klimt era genial… queria muito ver esse filme que contava a história dele. Ele começou como artesão, mas o estilo que criou foi tão único… que ele nem tem é parte de uma escola [apesar de o rotularem como art noveau].
      Obrigada pelo elogio à minha linguagem… bondade sua!
      Bjs!

  2. online roulett Says:

    Great idea, but will this work over the long run?

  3. Clark Says:

    Linda matéria Cleide. Amo mto as obras de Klimt q foi um artista q sempre me emocionou. Mto do q sou devo à ele e suas valiosas lições. Bjos!!!

  4. hagata Says:

    gostei dessas obras………. ate

  5. Paty Lopes Says:

    Linda! Adorei seu post, tbm sou admiradora de Klimt, e seu simplista linguajar fazem juz ao tema do seu post!
    Valeu sua contribuição abraços!

  6. Beatriz Santos Says:

    QUE LEGAL O SEU ESTILO ROMÃNTICO , HEIN?

  7. katiane cardoso Says:

    GOSTEI MUITO DO SEU APONTAMENTO SOBRE ESSE GRANDE ARTISTA Q FOI KLIMT. ESTOU FAZENDO UMA ANÁLISE DA OBRA “ÁRVORE DA VIDA” UMA OBRA MAGNIFICA DELE.
    PARABÉNS PELA PESQUISA

    GRADUANDO EM ARTES VISUAIS.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: