São as águas de Março…

É pau, é pedra, é o fim do caminho

É um resto de toco, é um pouco sozinho

É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã

É um belo horizonte, é uma febre terçã

São as águas de março fechando o verão

É a promessa de vida no teu coração

pau, pedra, fim, caminho

resto, toco, pouco, sozinho

caco, vidro, vida, sol, noite, morte, laço, anzol

São as águas de março fechando o verão

É a promessa de vida no teu coração.” – Tom Jobim

Passadas as emoções do Natal, as promessas do ano novo e a loucura temporária do Carnaval, iniciamos Março, o mês de cair na real… literalmente. Se tomamos várias resoluções no ano novo e renovamos as energias no amor entre a família e amigos no Natal, e para quem se deixa esvair na folia do carnaval, Março é o temo de colocar em prática os planos, e realmente nos esforçarmos para cumprir as promessas que fizemos para nós mesmos.

O nome do mês vêm da Antiguidade do Deus Marte, do Império Romano. Março era o primeiro mês do ano [pra vocês verem que a relação que fiz não é tão louca!]. Marte era considerado o Deus da Guerra, e esse impulso de luta, de se jogar na vida com coragem para realizar o que tiver que ser feito, custe o que custar, era o impulso do primeiro mês do ano. Além disso, no hemisfério norte, é em março que começa a Primavera, depois do castigante, longo e gelado inverno. Nós dos trópicos, nem sempre vemos a importância e a beleza disso, porque não ficamos cobertos de neve 3 meses, morrendo de frio… para nossos companheiros do norte, ver Março chegar é literalmente voltar à vida, respirar novos ares, ver a vida se refazendo na natureza que novamente se colore de verde e de flores.

"End of Winter"

Aqui no sul, nos preparamos para o outono, que é bem mais ameno que no norte, e também ajuda a refrescar nossos ânimos tão calientes de latinos… depois de toda sensualidade, languidez e hedonismo do verão, é hora de sossegar um pouco e concentrar. E isso também é belo, recomeçar, se dedicar, trabalhar…

Março também é o mês onde comemoramos o dia da mulher [tem gente que acha a data machista, mas eu não ligo se for um dia em que os homens se lembrem de ser gentis conosco!]. Comemoramos o “dia da poesia” – o que seria da vida sem poesia? E é também esse mês, no dia 2, que se comemora o dia do Turismo. Pra muita gente isso não tem importância, mas turismo é a área que eu escolhi como profissão [apesar de não estar empregada nela] eu tenho estudado e pesquisado [além de praticado] o turismo, e acho um fenômeno fascinante… que vai muito além de viajar e fotografar lugares.

Turismo também é sair do seu lugar cotidiano e ver como vive o outro,  é se deliciar com o estranhamento de algo que nunca se viu, e sentir sensações novas, premiar nossos olhos com novas visões, ouvir outras canções… assim,  conhecer o outro faz com que ele não seja mais estranho para nós, ou antagonista, porque é fato que  nós costumamos vir a amar o que conhecemos bem… nesse aspecto, Turismo também é promotor de paz, turismo é como amor à primeira vista, que faz com que o lugar conhecido, ganhe um lugar em nosso coração e na nossa história.

A música de Tom Jobim diz muito bem “São as águas de Março fechando o verão, é promessa de vida no teu coração”. Que esse recomeço e retorno ao cotidiano promovido por essa época seja pra vocês todos “promessa de vida” de alegria, de amor, de trabalho em busca dos seus sonhos… porque os sonhos são realizados assim, no dia a dia, aos poucos… passo a passo…

Dedico esse post à uma pessoa muito querida que ano passado observou que eu não escrevi absolutamente nada no seu mês! Felicidades!!!

Ah, de deixo pra vocês, “Águas de Março” de Tom Jobim:

 

 

E aí, o que Março inspira a vocês? Me contem!!!

 

8 Respostas to “São as águas de Março…”

  1. Josi Says:

    Ficou lindo o post, Cleide! Amei as imagens!

    Mas eu queria que aqui chovesse um pouco! Caloooooooooor! rsrs

    Bjos!

    • cleidescully Says:

      Eita!!! Aí não chove nessa época né? Mas mesmo com o calor, JP é uma das cidades mais lindas do Brasil!!! Então, alegre-se!

      Obrigada por ter ajudado no post e por ter gostado!!!

  2. Yanne Says:

    A idéia de recomeçar é sempre bemvinda,renovar as energias e por em prática planos e sonhos.

    Amei o post, aqui onde estou estamos precisando dessas águas.

    bjim!

    • cleidescully Says:

      Pois é Yanne, quando Tom Jobim escreveu a música, tava pensando só na gente aqui do sudeste, não é?
      Aí no Nordeste as águas caem em junho, julho, quando caem…

      Mas recomeçar é um impulso geral, isso é bom!

  3. Léo Ribeiro Says:

    Que lindo texto Cleide. Inspirador. Pra falar a verdade março por si não me inspira nada. Depende do que está ocorrendo comigo no momento. Mas quando leio um bom texto, em um bom blog, em pleno inicio de março… ah isso sim faz a diferença.

    Beijos!

    • cleidescully Says:

      Ah Léo!
      Obrigada por me prestigiar!!! Que bom que você gostou do texto…
      Eu gosto de março, acho chato fazer aniversário em Janeiro… muito calor, muita bagunça… Março é mais ameno, acho que por isso os piscianos têm fama de serem pessoas mais tranquilas de lidar [apesar de eu não acreditar em astrologia]…

  4. Priscila Says:

    Oi Cleide! Primeiro comentário por aqui! (espero que o primeiro de muitos).

    Maravilhoso o seu post, delicado como aparentemente todas as coisas que você faz.

    Março? Bem, me lembra o meu amado pai, que faz aniversário neste mês (graças a Deus indo pra 76 anos) no dia 20/03, e que agradeço sempre por tê-lo ao meu lado, ainda bem de saúde, considerando a idade. Me lembra tb meu protetor São José, cuja data comemorativa é dia 19/03. Eu frequento a S. José trabalhador há muitos anos na minha cidade natal, Bauru, e neste mês sempre temos uma festa/quermesse linda por lá em comemoração do padroeiro (acho que ainda tem tb dessas coisas em Minas, né? rsrs). São tradições antigas, mas que adoro, de verdade!

    Ah… e algo engraçado, a música “Águas de Março”, quando era bem pequena, achava estranho, pois entendia que falava “são as águas de mar, SULfechando o verão”, e me perguntava, “o que é sulfechar”? rsrs.

    Bjos

    • cleidescully Says:

      Oi Priscila!
      Obrigada pela participação! Bom ter você por aqui também!!!

      Eu não lembrava que março é mês de São José, que bacana!!! Depois me manda fotos dessa quermesse… aqui em MG ainda tem isso em várias cidadezinhas… tem muita festa de São João também… as festas juninas são fortes no nosso interior!

      Sobre essa história sua com a letra da música, criança tem disso também, me lembro de cantar várias músicas totalmente diferente, e só perceber isso depois de ter crescido… rsrsrs

      Bjs!


Deixe uma Resposta

