Filhos!? Melhor é tê-los!!!

“Trouxeram-lhe também criancinhas, para que ele as tocasse. Vendo isto, os discípulos as repreendiam. Jesus, porém, chamou-as e disse: Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se parecem com elas. Em verdade vos declaro: quem não receber o Reino de Deus como uma criancinha, nele não entrará.” (Lucas 18,15-17)

Ontem, no aniversário de um ano do primeiro filho de uma grande amiga, conversava com ela sobre os momentos da vida e sobre as coisas das quais se abre mão para criar um filho.

A gente discutia, o quanto as pessoas que não amadurecem, e querem viver uma vida de solteiros, estando casados, sofrem. Sofrem porque não estão mais naquele momento de liberdade, e acabam perdendo a beleza de ver uma vida criada de si, crescer e florescer… está certo, quem casou e tem bebezinho, não pode curtir o sábado à noite.  Mas quem está solteiro, não tem o aconchego do lar que começou, que sonhou, e nem a chance de ver de novo a infância pelos olhos do seu filho.

Imaginem só, se não é a coisa mais fantástica, acompanhar uma pessoa desde o seu primeiro dia de vida? A gente redimensiona até o amor que tem pelos nossos pais, quando temos filhos.

 Observando minhas amigas, jovens mamães, eu pensei no que a vida pode nos ensinar com essa experiência Divina. Nos obriga a sermos melhores, porque as crianças aprendem muito mais com nossos atos, do que com nossas elaborações e falações… criança vive o presente, e entende o que é concreto, então, você é obrigado a ser o que você quer ensinar.

Falando em viver o mundo presente, as crianças ensinam isso aos adultos: as necessidades delas são “aqui e agora”, não dá pra ficar divagando, imaginando… tem que agir! E isso é um treinamento excelente para nós que vivemos perdidos na nostalgia do passado ou imaginando um possível futuro.

Deus em sua sabedoria infinita, fez com que na natureza, a gente nascesse pequeninos, frágeis e fofos… não dá pra não amar um bebê. A não ser que você tenha problemas sérios [porque apesar de toda perfeição da natureza, ainda existe infanticídio].  Então, quando as crianças começam a mostrar os traços não tão fofos da sua personalidade, nós adultos, já estamos completamente rendidos pelo amor que sentimos por elas!

 É muito triste que ainda haja violência contra as crianças, e abuso sexual, e todas essas coisas horríveis. Ou que os pais não percebendo a oportunidade de crescimento que é criar um filho, as maltratem, ou as releguem ao descaso, despreso. A infância é preciosa, mas não é todo mundo que tem a chance de vivê-la. Esse documentário mostra realidades que em nossa vida confortável, nem pensamos… mas é importante descobrir… aqui ele não está completo, mas as outras partes também estão no site que abriga essa primeira:

 

 

E por fim… tá certo, é difícil, é trabalhoso, rouba as noites de sono e a tranquilidade. Mas ter filhos nos dá a chance de reviver a infância – ô tempo bom – brincando com eles e entrando de novo em contato com a ludicidade e o faz de conta. Digo isso, porque tendo sido professora da educação infantil por alguns anos, mesmo achando muito trabalhoso, e muitas vezes preocupante, eu brincava, rolava no chão e ria muito com as crianças… a gente relembra o quanto os pequeninos se alegram com coisas tão pequenas, que a gente deixa de enxergar quando vai ficando adulto… um versinho, uma música, uma dança, uma brincadeira nova, um bichinho, um desenho, uma história… tudo é mágico aos olhos das crianças. E aonde nós deixamos nossa mágica no caminho e esquecemos dela? Boa pergunta… ter filhos pode nos ajudar a reencontrá-la.

Encerro com a beleza e a sabedoria do poeta:

“É comum a gente sonhar, eu sei

Quando vem o entardecer

Pois eu também dei de sonhar

Um sonho lindo de morrer

Vejo um berço e nele eu me debruçar

Com o pranto a me correr

E assim, chorando, acalentar

O filho que eu quero ter.

 

De repente, o vejo se transformar

Num menino igual a mim

Que vem correndo me beijar

Quando eu chegar lá de onde eu vim

Um menino sempre a me perguntar

Um por quê que não tem fim.”

Vinícius de Moraes.

 

 

Você tem filhos? Quer ter? Não quer? Como foi sua infância? Me conta!!!

12 Respostas to “Filhos!? Melhor é tê-los!!!”

  1. Saulo Moreira Says:

    Ah… as vezes a tristeza me visita
    Afinal ela também é minha amiga.
    Nessas horas eu fecho os olhos
    E por um instante
    E deixo minha memória me conduzir
    Pelos caminhos que fiz com meu pai
    E que hoje sinto
    Viverei com meus pequenos pés
    E sentirei com meus traquinos cachinhos.
    Meu sorriso então se faz largo
    E não tardo a querer ouvir novamente
    Papaizinho me leva no colo,
    Eu quero pocotó… beijo tchau!
    Dizem por aí que perdi muita coisa
    Mas nada do que perdi.
    Nada do que ficou para trás
    Na cidade destruída de meu inquietante passado,
    Nada mesmo se iguala ao tesouro que achei.
    Nessas horas a visita vai embora
    Despeço-a da porta mesmo
    Dou beijo tchau porque tenho compromisso
    Vou ser Papai Noel, Herói, cavalinho e sapo
    … vou ser Pai mesmo entre as lágrimas
    Porque entre os cachos há sempre um sorriso.

    • cleidescully Says:

      Saulo! Que lindo!!!!
      Fico até sem palavras para comentar… vc é um poeta, amigo!
      E aproveitando a oportunidade: Feliz Aniversário!
      Bjs!

  2. Laura Says:

    Cleide,
    uma das melhores (e maiores) descobertas que fiz ao me tornar mãe foi saber que eu sou capaz de amar muito mais do que eu imaginava, enquanto sonhava com os filhos, e até mesmo durante a gravidez seu sabia que amaria muito aquele serzinho que se formava dentro de mim, imaginava sorrisos, cabelos, cor dos olhos, beicinhos de choro, olhares… imaginava tudo… mas tudo se transforma quando eles se tornam tocáveis, sabe? Descobri o que nem eu sabia, eu sou capaz de amar muito mais do que sequer eu sonhei… nenhum sonho nunca foi tao bom, tão feliz…

    • cleidescully Says:

      Pois é Laura… eu tenho certeza de que muda tudo mesmo… se soubermos aproveitar, é uma chance única de crescimento espiritual e amadurecimento!

  3. Yanne Says:

    A maternidade me tornou uma pessoa melhor…bem melhor.Do papel de filha mimada e arrogante, passei ser a mãe dedicada e apaixonada! E olha que para isso acontecer abri mão de todos os meus sonhos profissionais.

    Hoje dez anos depois tenho certeza que fiz todas as escolhas corretas…sinto-me realizada e feliz. Uma felicidade que só quem me conhece pessoalmente pode atestar. Minhas filhas despertaram em mim sentimentos que jamais pensei existir, fizeram uma verdadeira revolução em mim e por consequência o mundo ficou bem mais bonito, um lugar bem melhor de se viver.

    • cleidescully Says:

      Yanne, tenho certeza que vc é uma grande mãe!!! Depois queria ver fotos das suas lindezas de filhas!!!
      Bjs!

  4. Josi Says:

    Own… suas coisas… e eu inventei de ler isso aqui no trabalho… estou cheia de lágrimas nos olhos. Espero um dia ter essa oportunidade e privilégio de acompanhar e tentar orientar (Deus me ajude a ser boa orientadora) uma vida.

    Pq, definitivamente, não há nada mais doce e divino do que uma criança. Mesmo quando nos fazem doidos, ainda nos ensinam.

    Beijos a todos. Parabéns por mais um post lindo, Cleide!

    • cleidescully Says:

      Esse post e a participação de todos amigos dando seu depoimento sobre os filhos também me emocionou muito Josi! Eu torço para que Deus te abençoe e te realize esse sonho… vc vai ser uma gracinha de mãe!

  5. produtorashiva Says:

    Lindo post, como de costume, hein Cleide! Adorei!

  6. produtorashiva Says:

    Esqueci e postei como “Produtora Shiva” (é do meu namorado. Desculpe, aqui é a Tatiana. Bju!

    • Cleide Sousa Says:

      Oi Tati!!!
      Fiquei pensando em quem seria “produtorashiva”, falando como se me conhecesse… rsrsrs!
      Obrigada pela visita!
      Beijos!

  7. Simone Barreto Says:

    Que lindo parabéns!


Deixe uma Resposta

