Natal é tempo de…

"Jerusalém" - Tissot

 

Mais do que qualquer coisa, considero Natal, tempo de lembrar o Cristo. Não só o seu nascimento, que é do que a festa se trata, mas pensar no seu exemplo, e nos inspirar para repensar nossas ações no próximo ano – muito providencial que essa festa seja no final do ano, dá pra imaginar uma energia mais pura para se despedir de um ciclo e iniciar outro?

 Independente de pensamento religioso, Jesus foi uma figura ímpar, à frente do seu tempo e até mesmo do nosso… admirável em todas ocasiões, verdadeiro, bondoso – a manifestação mais perfeita que tivemos do Amor.  

Augusto Cury comenta, em seu livro “Análise da Inteligência do Cristo” que mesmo que não tivesse feito um milagre sequer, as atitudes e os ensinamentos de Jesus foram tão eloquentes, que ainda assim ele dividiria a história. Vocês já pararam pra pensar, o quanto o pensamento desse jovem nazareno representa a vanguarda da evolução humana?

 

 

Há quem diga que Jesus foi uma invenção dos cristãos, que criaram um personagem para justificar o seu movimento… mas quem criasse os Evangelhos e seus ensinamentos, para inventar tal personagem, teria que ser dotado de tamanha sabedoria, que não teria passado anônimo na história.  Não é mais simples admitir sua existência e genialidade? O mais interessante, é que essa genialidade do Cristo, e seu amor infinito, eram expressos em gestos tão simples, que muitas das vezes não diminuía seu interlocutor perante tal grandeza. Só os seres perfeitos têm tamanha coragem de serem autênticos e simples.

Augusto Cury, na mesma obra que citei, traz uns exemplos muito bons que ilustram como Jesus foi extraordinário pra sua época e ainda o é…

 

  • Cristo era ousado, questionador. Perguntava para conduzir as pessoas a se interiorizar e a se questionar. As parábolas perturbavam os pensamentos dos ouvintes.
  • Expressava com elegância e coerência a sua inteligência nas situações tensas e angustiantes; Instigou os escribas e fariseus a estudarem mais profundamente a respeito de sua identidade.
  • Personalidade inusitada, distinta e imprevisível era honesto consigo mesmo; Cristo era audacioso, falava com segurança determinação, aquilo que estava dentro de si mesmo, ainda que muitas pessoas ficassem confusas diante de suas palavras ou corresse risco de vida.
  • Cristo de fato, disse palavras intangíveis para o atual estágio da consciência.
  • A Inglaterra e a França demoraram muitos séculos para produzir um corpo de pensadores na filosofia, na literatura, etc. Geralmente a produção de pensadores tem determinada relação com o atendimento das necessidades básicas de sobrevivência com o desenvolvimento social. Primeiro devem ser atendidas essas necessidades para depois florescer um pensamento mais maduro e coletivo. Cristo brilhou na sua inteligência, ele conduziu as pessoas da sua época, tão castigadas pela miséria física e psicológica, a terem uma fome do saber que transcendia as necessidades básicas de sobrevivência. As pessoas abandonavam as suas casas e o pouco que tinham iam para regiões desérticas para ouvir as palavras desse atraente mestre.
  • Cristo tinha tanta coragem para expor seus pensamentos, como para permitir que as pessoas o abandonassem. Ele não tinha o interesse de controlar as pessoas. Um dia ele chegou diante de seus discípulos e deu plena liberdade para que eles o deixassem.
  • Agradável contador de histórias, paciente e carismático na arte de ensinar, cativava até seus opositores. Estava sempre contando uma história que pudesse atrair as pessoas e estimulá-las a pensar.
  • Quando estava no auge da sua popularidade montou num pequeno animal e subiu até Jerusalém, ninguém mais esqueceu aquele gesto audacioso, intrépido e incomum e a complexa mensagem que ele trouxe. Se ele queria demonstrar que era contra qualquer tipo de discriminação economizava discurso e tinha atitudes inesperadas. Se queria que demonstrar que era contra a discriminação estética e por causa de doença contagiosa, ia fazer suas refeições na casa de Simão – o leproso. Contra a discriminação das mulheres, tina complacência e gestos amorosos com elas diante das pessoas rígidas.
  • A prática do perdão de Cristo era fruto da sua capacidade incontida de amar. Através dessa prática, todos tinham contínuas oportunidades de revisar a sua história e crescer diante dos seus erros.

 

Os exemplos a serem citados seriam intermináveis… mas o convite é esse: nesta data que mobiliza a todos, pense no aniversariante – o incomparável Jesus! E lembre-se de como ele deu a vida se dedicando a nos ensinar o verdadeiro amor. Somente tal amor, vai nos permitir viver em harmonia e paz!

E é isso que desejo a vocês todos! Para o próximo ano e todos os outros!

Danny Hahlbohm

“Descendo à esfera dos homens por amor, humilhando-se por amor, ajudando e sofrendo por amor, passa no mundo, de sentimento erguido ao Pai Excelso, refletindo-Lhe a vontade sábia e misericordiosa. E. para que a vida e o pensamento de todos nós lhe retratem as pegadas de luz, legou-nos em nome de Deus, a sua fórmula inesquecível: – “Amai-vos um aos outros como eu vos amei.” – Emmanuel

Advertisements
Publicado em Amor. Etiquetas: , . 5 Comments »

5 Respostas to “Natal é tempo de…”

  1. Jade Says:

    muito bonito o post Cleide
    parabéns por um ano de blog

  2. iva Says:

    Parabens Cleide! Você realmente é muito brilhante… desejo que tenha muito mais luz, sabedoria e saude, pra continuar nos porpocionando mensagens lindas como essa e nos dando a alegria de estarmos no mesmo caminho de evolução…Luz e Paz! bjos

  3. Yanne Celly Says:

    É sempre bom quando vemos mensagens de carinho e afeto de forma tão espontânea…..desde que vi esse blog pela primeira vez senti-me em casa…
    Parabéns! Cleide….

  4. Josi Says:

    Cleide! Que mensagem linda! (sim… só li hoje… sorry…)

    “mas quem criasse os Evangelhos e seus ensinamentos, para inventar tal personagem, teria que ser dotado de tamanha sabedoria, que não teria passado anônimo na história.” – Verdade! Imagine… alguém naquela época falar de coisas tão maravilhosas e atemporais?

    Parabéns pelo seu 1 ano de blog e feliz ano novo, amore!

    Beijos!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: