Cantando o Amor… em português!

Como prometido, um top 10 de canções românticas, na língua portuguesa. O critério é o mesmo, escolhi pela letra, e dei preferência às mais alegres, nada de dor de cotovelo! Vamos lá…

1 – Olha

Roberto Carlos não é rei atoa, podem até falar mal, dizer que é brega gostar dele, mas o cara tem fãs de todas gerações. E como ele soube cantar o amor! Escolhi “Olha”, porque é uma declaração leve, sincera e romântica…

“Olha você tem todas as coisas, que um dia eu sonhei prá mim. A cabeça cheia de problemas, não me importo, eu gosto mesmo assim. Tem os olhos cheios de esperança, de uma cor que mais ninguém possui, me traz meu passado e as lembranças. Coisas que eu quis ser e não fui.”

2 – A Sua

Marisa Monte não poderia faltar, me diz se você não gostaria de dizer isso para seu amado? Apesar das ciumeiras e xiliques que vemos por aí, amor verdadeiro tem tudo a ver com liberdade. Quem quer prender a pessoa amada a qualquer custo, não confia, e eu não consigo conceber o amor sem confiança…

“Eu só quero que você saiba, que estou pensando em você, agora e sempre mais. Eu só quero que você ouça a canção que eu fiz pra dizer que eu te adoro cada vez mais,  e que eu te quero sempre em paz. Tô com sintomas de saudade, tô pensando em você, e como eu te quero tanto bem. Aonde for não quero dor, eu tomo conta de você mas te quero livre também como o tempo vai e o vento vem. Eu só quero que você caiba no meu colo porque eu te adoro cada vez mais, eu só quero que você siga para onde quiser, que eu não vou ficar muito atrás.”

3 – Velha Infância

Aproveitando que falamos de Marisa, selecionei uma dos “Tribalistas”  que é fofa! “Velha infância”  faz a gente ter vontade de sair dançando por aí, e achando o mundo um lugar mais bonito…

“Você é assim, um sonho pra mim e quando eu não te vejo,  eu penso em você, desde o amanhecer até quando eu me deito… Eu gosto de você, e gosto de ficar com você. Meu riso é tão feliz contigo, o meu melhor amigo
É o meu amor… E a gente canta, e a gente dança, e a gente não se cansa de ser criança, a gente brinca na nossa velha infância… seus olhos meu clarão, me guiam dentro da escuridão. Seus pés me abrem o caminho eu sigo e nunca me sinto só… Você é assim, um sonho pra mim quero te encher de beijos (…)”

4 – Final Feliz

Jorge Versillo fala de amor com muita profundidade, e ouví-lo cantar com Djavan, é perfeito. Adoro a letra de “Final Feliz”, afinal de contas, quem disse que toda história de amor tem que ter final trágico?

“Chega de fingir, eu não tenho nada a esconder. Agora é pra valer, haja o que houver. Não to nem aí, Eu não to aqui pro que dizem, eu quero é ser feliz, e viver pra ti. Pode me abraçar sem medo, pode encostar sua mão na minha. Meu Amor, deixa o tempo se arrastar sem fim. Meu amor, não há mal nenhum gostar assim. Oh, Meu bem, acredite no final feliz… Meu amor… Meu amor…”

5 – Ainda Bem

Vanessa da Mata é outra pedra preciosa! Tudo que ela canta fica lindo. É até difícil escolher, mas escolhi “Ainda Bem”, por falar da alegria de se encontrar o amor… “nesse mundo de tantos anos, entre tantos outros, que sorte a nossa (…)”, acho que é bem por aí…

“Ainda bem que você vive comigo, porque senão como seria esta vida?
Sei lá, sei lá. Nos dias frios em que nós estamos juntos, nos abraçamos sob o nosso conforto de amar, de amar. Se há dores tudo fica mais fácil, seu rosto silencia e faz parar, as flores que me manda são fato, do nosso cuidado e entrega. Meus beijos sem os seus não dariam, os dias chegariam sem paixão. Meu corpo sem o seu uma parte, Seria o acaso e não sorte. Nesse mundo de tantos anos, entre tantos outros, que sorte a nossa hein? Entre tantas paixões esse encontro nós dois, esse amor.”

6 – O que eu também não entendo

Eu amo as baladas de amor dos meus conterrâneos do Jota Quest. Reza a lenda que “O que eu também não entendo” foi uma carta de amor verdadeira, que foi musicada… certamente, namorada inspirada essa que escreveu para o Flausino…

  “Essa não é mais uma carta de amor , são pensamentos soltos traduzidos em palavras. Prá que você possa entender o que eu também não entendo… Amar não é ter que ter sempre certeza, é aceitar que ninguém é perfeito prá ninguém. É poder ser você mesmo e não precisar fingir, é tentar esquecer e não conseguir fugir, fugir… Já pensei em te largar, já olhei tantas vezes pro lado, mas quando penso em alguém é por você que fecho os olhos. Sei que nunca fui perfeito, mas com você eu posso ser até eu mesmo que você vai entender… Posso brincar de descobrir desenho em nuvens, posso contar meus pesadelos, e até minhas coisas fúteis. Posso tirar a tua roupa, posso fazer o que eu quiser, posso perder o juízo, mas com você eu tô tranquilo, tranquilo… Agora o que vamos fazer, eu também não sei. Afinal, será que amar é mesmo tudo? Se isso não é amor, o que mais pode ser? Estou aprendendo também…”

7 – Um Amor Puro

Eu simplesmente amei essa música à primeira vista. Não é a mais famosa de Djavan, talvez vocês prefiram outras, mas é minha favorita!

“O que há dentro do meu coração, eu tenho guardado pra te dar. E todas as horas que o tempo tem pra me conceder são tuas até morrer. E a tua história, eu não sei. Mas me diga só o que for bom, um amor tão puro que ainda nem sabe a força que tem é teu e de mais ninguém. Te adoro em tudo, tudo, tudo te quero mais que tudo, tudo, tudo. Te amar sem limites, viver uma grande história.”

8 – Um Certo Alguém

Lulu Santos também sabe fazer poesia… um jeito alegre de cantar o amor. Como diria Santo Agostinho “Ama, e faze o que quiseres”, afinal, se é o amor verdadeiro que te guia, é Deus que se manifesta através de ti…

“Quis evitar teus olhos mas não pude reagir, fico à vontade então. Acho que é bobagem, a mania de fingir negando a intenção. E quando um certo alguém cruzou o teu caminho e te mudou a direção. Chego a ficar sem jeito mas não deixo de seguir a tua aparição. Quando um certo alguém desperta o sentimento é melhor não resistir e se entregar.”

9 – Um Dia de Domingo

Gal Costa e Tim Maia… super linda essa música!

“Eu preciso te falar, te encontrar de qualquer jeito, pra sentar e conversar, depois andar de encontro ao vento. Eu preciso respirar o mesmo ar que te rodeia e na pele quero ter o mesmo sol que te bronzeia. Eu preciso te tocar
e outra vez te ver sorrindo, te encontrar num sonho lindo. Já não dá mais pra viver um sentimento sem sentido, eu preciso descobrir a emoção de estar contigo. Ver o sol amanhecer e ver a vida acontecer como um dia de domingo. Faz de conta que  ainda é cedo, tudo vai ficar por conta da emoção. Faz de conta que ainda é cedo e deixar falar a voz do coração”

10 – Explode Coração

Gonzaguinha arrasou os corações literalmente com essa letra… com Maria Bethânia cantando então, haja coração!

“Chega de tentar dissimular e disfarçar e esconder, o que não dá mais pra ocultar, e eu não posso mais calar, já que o brilho desse olhar foi traidor. E entregou, o que você tentou conter, o que você não quis desabafar e me cortou. Chega de temer, chorar, sofrer, sorrir, se dar. E se perder e se achar, e tudo aquilo que é viver. Eu quero mais é me abrir que que essa vida entre assim, como se fosse o sol, desvirginando a madrugada, quero sentir a dor dessa manhã: nascendo, rompendo, rasgando tomando meu corpo e então, eu chorando, sofrendo, gostando, adorando, gritando… feito louca alucinada e criança, sentindo meu amor se derramando… não dá mais pra segurar, Explode Coração!”

 

E você, faria a lista diferente? O que colocaria? O que tiraria? Qual a música que embalou sua história de amor?


 

Publicado em Sem categoria. Etiquetas: , , . 6 Comments »

6 Respostas to “Cantando o Amor… em português!”

  1. cleidescully Says:

    Ai gente! Depois que fiz o post, fiquei pensando nas músicas que amo e não entraram… um pecado ter esquecido:
    “Explode Coração” do Gonzaguinha
    “Todo Azul do Mar” de Flávio Venturini
    “All Star” de Nando Reis
    “Eduardo e Mônica” do Legião Urbana… e a lista nunca termina… aff!

  2. Carol Says:

    Excelente seleção de músicas!!!
    Acrescentaria um monte de músicas: “Eu te amo” do Chico Buarque (triste, mas linda!), “Assim será” (los hermanos), “Relicário”, “Como é grande meu amor por você” (vc autorizou as breguinhas! rs)!
    Beijos e feliz dia dos namorados!

  3. cleidescully Says:

    Carol! Eu adoro “Eu te amo” do Chico Buarque, gosto também de “O meu amor”. Fiquei pensando que das musicas nacionais tinha que ser um top 20 no mínimo. Vou fazer depois um post onde as músicas dreprê também entrem!
    Feliz dia dos namorados pra você também!

  4. Fernanda De Moro Says:

    Arrasou… post perfeito!!!


Deixe uma Resposta

