Venus Mineira

Há alguns anos tive a grata oportunidade de ser professora de Arte na Educação Infantil. Minha missão era discutir e produzir pintura, desenho, música, teatro, poesia, além de História da Arte, com crianças de quatro e cinco anos de idade.

Ouvindo assim parece desafiador, mas vocês não podem imaginar como foi gratificante, e inesquecível. Hoje em dia ainda me pego pensando que das várias crianças que passaram por mim, pelo menos algumas crescerão sabendo quem foi Da Vinci, Botticelli, Renoir, Monet, Van Gogh… e isso me alegra o coração, ainda mais porque se tratava de uma escola de comunidade de baixa renda.

Pois bem, um dos empreendimentos mais legais que realizei naquela época, foi a construção de um painel inspirado em “O Nascimento de Vênus” de Botticelli… esse lindão aqui, um quadro super famoso, e com grande apelo para todos por sua aura onírica.

O Nascimento de Vênus  - Sandro Botticelli - 1483

O Nascimento de Vênus - Sandro Botticelli - 1483

 

Eu estava trabalhando a Arte Medieval, depois o Renascimento e Barroco com os menininhos e menininhas. Dentro desse projeto, tiramos quinze dias para produzimos juntos o painel, de mais ou menos 2×4 metros. 

Primeiro sentamos em roda, apreciamos uma cópia do original e discutimos seus elementos: personagens, tema central, fundo, como foi feito o original, como iríamos fazer o nosso e tudo mais.

A etapa seguinte, foi desenhar… colei as cartolinas, e coloquei no chão da sala, e fui conversando com eles… como vai ser a Venus? Eles diziam e eu desenhava… eles a quiseram morena e assim a pintaram. E os anjos? Eles acharam que seria melhor que os ajos fossem crianças como eles – sabem como é, o artista gosta de se ver em sua obra! A moça com a toalha pra cobrir a Venus ficou do mesmo jeito.

O trabalho foi realizado com técnica mista: colagem com quadrinhos de retalho de papel colorido recortados por eles, lantejolas, cola colorida, giz de cera e pastel oleoso… e depois de muito recortar, colar, pintar, ficou assim:

 

Releitura O Nascimento de Venus - alunos Educação Infantil 2006

Releitura O Nascimento de Venus - alunos Educação Infantil 2006

O quadro foi atração da Mostra Cultural da escola, e enfeitou a parede da sala o resto do ano… era o orgulho da meninada, que sabia o nome do original e contava pra todo mundo que chegava como realizaram tal proeza…
Acho que esse original não existe mais, a escola descartou… mas a história está aí pra vocês saberem que tudo é possível, se a gente fizer um pouquinho de esforço!
Advertisements
Publicado em Sem categoria. Etiquetas: . 7 Comments »

7 Respostas to “Venus Mineira”

  1. Josi Says:

    Gente… Ficou lindo o quadro! Parabéns a vc e às crianças! Como puderam jogar fora?

  2. Carol Says:

    Cleide,
    Que beleza de trabalho!!! Ficou maravilhoso mesmo! É uma pena que Arte tenha um espaço tão pequeno nos currículos escolares. Taí uma discussão que merecia muito mais espaço!
    Parabéns pelo trabalho e por despertar essa sensibilidades nas crianças!

  3. Berry Says:

    Chega a ser inacreditável isso, fico com orgulho ao saber que existem pessoas como você, que tem tanta dedidação no que faz, o trabalho ficou realmente fabuloso. Parábens a você e as crianças, mais principalmente a você que levou seu trabalho tão a sério.

    • cleidescully Says:

      Nossa! Muito obrigada!
      O que é impressionante é do que as crianças são capazes desde pequenas… é só dar oportunidade que coisas maravilhosas acontecem!

  4. Ananda Says:

    Nossa!!!! Entrei por acaso em seu blog e fiquei encantadíssima! Parabéns pelo trabalho!!!
    Sou aluna de pedagogia, me formo esse ano, com habilitação para Educação Infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Há alguns dias atrás, eu e minhas colegas estávamos conversando com uma professora que trabalha com Arte-Educação e a fala dela também foi nesse sentido, de proporcionar às crianças materiais diversos e mediar a construção do conhecimento, de modo que tenham acesso à tantas coisas belas que já foram produzidas no mundo e sejam capazes de também o fazê-lo. Muito obrigada por iniciativas como à tua, que proporcionam outros professores também saberem que, com criatividade e vontade, podem ampliar tão profundamente o repertório cultural das crianças.

    • Cleide Sousa Says:

      Oi Ananda…
      Eu não sou mais professora na escola pública, mas nos dois anos que estive lá, procurei compartilhar com as crianças meu amor pela arte. No ano anterior ao que fizemos essa Venus, fizemos um projeto ainda maior, com direito à exposição de arte, que englobou várias obras do Renascimento até o Impressionismo… foi muito legal!!

  5. Rebeca Says:

    Fantástico, parabéns!!!!!!!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: