Visitando a Terra do Sol

Como boa turismóloga, eu amo viajar… e em 2006 me dei ao luxo de me aventurar pelas praias paradisíacas do Nordeste brasileiro. Qual destino escolhi? A linda Natal… Cidade do Sol, como dizem os anúncios de turismo.

Praia Ponta Negra - by Cleide Sousa

Praia Ponta Negra - by Cleide Sousa

Foi uma escolha bem intuitiva: “ah, quero ir pra Natal”… não sabia muito o que tinha por lá, o que foi ainda melhor, porque descobri coisas incríveis. Como boa mineirinha, acostumada com o clima montanhês da fresquíssima BH, esperava um calor infernal, em pleno Janeiro no Rio Grande do Norte… para minha surpresa, fui recebida por uma brisa deliciosa, e todos os dias de céu azul, incomparável! Não sentia calor demais, não ficava com as roupas  suadas colando no corpo, temperatura ideal, perfeita! Dava pra dormir com coberta, sem ligar o ar condicionado.

Praia da Pipa - by Cleide Sousa

Praia da Pipa - by Cleide Sousa

Outra coisa que adorei: a cidade tem um dos menores índices de violência do país… e tem o ar deliciosamente puro. Conheci mais de uma pessoa do sudeste que depois de ir passar férias por lá, largou tudo e resolveu ficar pra morar… e vou dizer, parece que o tempo parou e resolveu deslizar… em outro rítmo… sem essa correria frenética que nos envolve por aqui, que tudo é pra ontem… no nordeste, se você estiver querendo almoçar, vá fazer o pedido antes de ficar com fome, porque o pessoal não se estressa. E a gente vai resolvendo não se estressar tampouco.

Praia da Pipa - by Cleide Sousa

Praia da Pipa - by Cleide Sousa

A sensação, estando em Natal e em outras praias do Rio Grande do Norte, é que estamos passando uma temporada no paraíso… esses paraísos tropicais de filmes, que habitam nosso imaginário na infância, que pelo menos habitava o meu. As areias douradas, o mar transparente, a água cálida, tudo muito harmônico: a flora, a paisagem, as pessoas. Fiz três passeios marcantes, além dos dias que fiquei só de bobeira curtindo a praia aonde estava hospedada, o que já era bom demais. O primeiro passeio foi um citytour, conheci o centro da cidade, mas naqueles moldes: vendo tudo pelo vidro do ônibus, mas houveram paradas, é claro… amei conhecer o Forte dos Reis magos, construção que coincide com a história do descobrimento de nosso país. A história é bacana, mas o forte do passeio é a vista incrível, as vezes pode-se avistar golfinhos nadando por perto, e pode-se também avistar a cidade.

Eu no forte

Eu no forte

Outra coisa fantástica, foi visitar no sul do estado, o maior cajueiro do mundo… uma planta totalmente atípica, que nasceu no Rio Grande do Norte e ocupa um espaço gigantesco, mas é uma única árvore!

Tudo isso é uma única árvore... dá pra acreditar?

Tudo isso é uma única árvore... dá pra acreditar?

Essa foto foi tirada de um mirante, feito para avistar a árvore em todo seu esplendor… em cada safra, somente ela produz cerca de 30.000 frutos… confesso que era uma surpresa atrás da outra…

natal-058

Outra surpresa agradável em Natal, foi o passeio de bugue… muita aventura para uma moça de belzonte!!!! Nossa!!!! É legal demais… cedinho a gente saiu do hotel, com os cabelos ao vento, pra conhecer o litoral norte… é no mínimo surreal! Travessias de bugue sobre jangadas, balsas, dunas douradas… parece que se está no deserto mas de quando em quando, avista-se praias de tirar o fôlego.

Passeio de Bugue

Passeio de Bugue

Sinceramente, eu não sei dizer qual o ponto alto do passeio, tem a famosa lagoa de Genipabu, que é uma vista de tirar o fôlego, aquele tipo de paisagem que você nunca viu!

A lagoa de Genipabu

A lagoa de Genipabu

Mas tem outras experiências incríveis, como uma parada em uma praia deserta, para desfrutar um coquetel servido dentro de um abacaxi… delicioso! Ou, almoçar em uma lagoa… de aguas verde esmeralda, o sol quente sobre nós, e as mesas dentro d’água… os peixinhos minúsculos beijando os nossos pés… inacreditável!

Atravessando o rio de jangada

Atravessando o rio de jangada

Na volta, passamos por várias praias desertas, e quilômetros de dunas douradas… não é cansativo, e é tudo especialmente lindo e inesquecível.

Voltando do passeio

Voltando do passeio

Duas coisas que aprendi a gostar em Natal, diga-se de passagem… comer Caju e Camarão… o camarão daqui nem sequer lembra o manjar dos deuses que servem no Rio Grande do Norte, não é atoa que “Potiguar” quer dizer “comedor de camarão”.
Ah, vou dizer para vocês… nada nessa vida, nenhuma praia que eu tenha visto, me prepararia para a experiência de passar um dia na Praia da Pipa!
Falésia - Pipa, RN

Falésia - Pipa, RN

Pena que foi um passeio de um só dia… o vilarejo é lindo, a praia é perfeita… as falésias, a água morna…
Olha eu na falésia... nem o medo de altura supera a vontade de estar nesse lugar!

Olha eu na falésia... nem o medo de altura supera a vontade de estar nesse lugar!

Gente, sinceramente, se até então você não cogitou a possibilidade de mudar de “mala e cuia” para o nordeste, basta passar um dia na Praia da Pipa para começar a pensar seriamente nisso…

natal_07

Há muito mais que eu poderia dizer sobre o Rio Grande do Norte… uma jóia do litoral desse nosso Brasil, mas acho que cada um deve experimentar e perceber… de mim, o que posso dizer, é que apesar do tempo que passou, lembro nostalgicamente de minha estada na terra do sol, como umas férias que passei no paraíso!

Saudades de Natal

Saudades de Natal

Publicado em Uncategorized. Etiquetas: . 2 Comments »

2 Respostas to “Visitando a Terra do Sol”

  1. Van B. Says:

    Nossa Cleide, eu já tinha vontade de conhecer Natal pela presença da Bia, depois desse seu relato e das fotos, então, aí é que eu fiquei com mais vontade!!! Realmente são fotos muito bonitas. E parece que a viagem foi bem proveitosa!!! Vou deixar essa dica anotada!!! 😀

  2. Josi Says:

    Cleide sempre fazendo a gente querer viajar mais e mais! rsrs 😀
    Ainda bem que Natal é mais pertinho daqui! rsrs


Deixe uma Resposta

