Diamantina – A Jóia Mineira

 

Campanário da Igreja do Carmo

Campanário da Igreja do Carmo

Como todo bom estudioso de Turismo, uma das minhas paixões é colecionar viagens… mas não gosto de viagens “pasteurizadas” – aquelas com tudo programadinho e com horário contado para turistas fotografarem e fazerem compras.

Viajar de verdade é sentir o lugar: seus sons, cheiros, andar pelas ruas, conversar com as pessoas, comer os pratos típicos. Minas Gerais, o Estado onde tive a sorte de nascer, tem várias cidades deliciosas para se conhecer, com atrativos para todo gosto: da aventura ao requinte… eu não conheço o estado todo (ainda), mas já visitei muitos lugares lindos, surreais, divertidos em Minas, que como diz o slogan – são muitas.

Biribiri - a cidade fantasma mais charmosa de Minas Gerais

Biribiri - a cidade fantasma mais charmosa de Minas Gerais

Sem dúvidas, uma de minhas cidades favoritas é Diamantina, terra de Chica da Silva, de Juscelino Kubsticheck, terra da seresta, cidade boêmia, diferente das outras cidades – como Ouro Preto – erguidas em torno do poder, Diamantina era meio “terra de ninguém”, passagem de tropeiros… no centro da cidade, ao invés de algum palácio importante, está o mercado municipal.

Mercado Municipal de Diamantina

Mercado Municipal de Diamantina

Certamente vocês encontrarão informações geográficas, históricas e turísticas pra todo lado na internet, então ao invés de lhes contar datas enfadonhas, vou compartilhar minha experiência estética na cidade… Diferente da cisudez da maioria dos sites históricos, Diamantina tem um brilho, um sabor diferente.  É mesmo como se  fosse uma jóia, uma pedra preciosa incrustrada na caatinga. Paisagem seca cercada por uma montanha majestosa… de tirar o fôlego.

 

Igreja do Rosário

Igreja do Rosário

E as construções também são alegres, no centro da cidade mistura-se todo tipo de estabelecimento, de gente, de sons – não é uma cidade só de casal, ou apenas de estudantes, ou idosos, é eclética simplesmente.  As igrejas são belíssimas, destacando a do Carmo – que tem o campanário ao fundo (dizem que foi Chica da Silva que mandou mudarem porque não queria ser acordada com os badalos do sino), e a linda igreja do Rosário, construída pelos escravos – no tempo em que não estavam trabalhando para seus senhores, ou seja: revesando noite afora. Sem querer criaram um espaço com acústica perfeita, muitas apresentações de coros musicais acontecem nessa igreja.

Seresta no mercado dos tropeiros

Seresta no mercado dos tropeiros

Outra vivência adorável, é visitar a casa da Glória, aquela que tem o passadiço que é cartão postal da cidade. Hoje em dia a casa é da Universidade Federal de Minas Gerais, e há mapas raríssimos para se ver, além de pinturas e outras peças. A simples travessia já é memorável por si só.

Casa da Glória

Casa da Glória

Para arrematar, sexta feira à noite, tem seresta no mercado dos tropeiros. É surreal… durante o dia o lugar é vazio, parece abandonado. Volte de noite e encontrará um burburinho só, e uma música que ronda cidade afora, e acaba com a seresta tocando no meio do povo, alegrando as noites frescas da linda cidade.

Igreja de Biribiri

Igreja de Biribiri

 

Arredores de Biribiri

Arredores de Biribiri

Quando você pensa então, que já viu tudo que Diamantina podia te mostrar… é só sair para ver os arredores. Biribiri é uma surpresa dessas que a região guarda. Foi uma cidade erguida em torno de uma fábrica, a tal quebrou, sobrou um povoado vazio, mas que parece construido à mão… passamos a tarde por lá, sem muita vontade de voltar é bem verdade. Tudo lá convida à contemplação: as águas tépidas e douradas do riacho, o gramado verde, a linda igreja barroca… parece uma miragem. É muito especial voltar à tardinha, parar no caminho dos escravos e assistir o pôr do sol.

Pôr do Sol no caminho dos escravos

Pôr do Sol no caminho dos escravos

Por fim,  para não me alongar mais… quando for à Diamantina, dê uma boa olhada no calendário de Vesperatas, e escolha um final de semana em que aconteça uma delas. É uma experiência metafísica! Lembro-me de meu grupo ter se atrasado para descer do hotel para o quarteirão fechado assistir ao evento, e quase chegando, começamos a ouvir os sons das orquestras tocando das sacadas dos casarões. Quando finalmente chegamos, nem dá pra explicar a sensação… dá vontade de rir, de cantar, de chorar, parece que a música vai entrando em todos seus poros, pela planta dos pés… a vontade é que não acabe jamais. Eu costumo dizer aos meus amigos, que não passem a vida sem saber como é ver uma vesperata em Diamantina… e realmente, é algo que nunca se esquece! 

Vesperata

Vesperata

Advertisements
Publicado em Sem categoria. Etiquetas: . 15 Comments »

15 Respostas to “Diamantina – A Jóia Mineira”

  1. Drica Says:

    Ahhhhhhhhh que saudade!
    Realmente é uma cidade muito gostosa de conhecer!
    Um dia quero voltar lá.
    Bjs

  2. Josi Says:

    Puxa… do jeito q vc fala dá vontade de ir correndo conhecer o lugar! rsrsrs

  3. Raffa Says:

    Owwwnnn…Quero ir pra Diamantina!!!Quero viajarrrrrrrr!!!!Eo pior é q é tentador, pois Minas é logo ali…

  4. Kaline Says:

    *.*

    Eu quero conhecer Biribiri! Eu quero conhecer Diamantina!!
    nossa que perfeito! fiquei com uma vontade incríveeel de visitar a cidade!!!
    Linda demais! Esse país é muito lindo, viu?! nossa!

  5. André Franchini Campos de Pinho Says:

    Olá!

    Muito legal as fotos do site. Adoro Diamantina! É minha cidade histórica de Minas preferida. Recomendo a quem não conhece.

    Mas o mais legal mesmo é Biribiri. Excelente local para acalmar e relaxar!

    Abraços!
    André Pinho
    http://www.diamantina-travel.com.br

  6. cleidescully Says:

    André, Diamantina é minha favorita também, por isso comecei por ela. Acho que todo mundo devia conhecer!
    Obrigada pela visita, volte sempre!
    Abraço!

  7. Déborah Says:

    Oi, Cleide , adorei a matéria sobre Diamantina. Realmente a cidade é linda e a região é maravilhosa.

    Adorei o seu blog. Muito legal!.

    Deixei um recadinho no meu pra vc. Parabéns pelas 50 mil visitas!

    Muito e sucesso e tudo de bom!

    Déborah Rajão

  8. Paulo Says:

    Oi Cleide!
    Adorei o seu trabalho sobre Diamantina. É uma belíssima cidade. Tive ótimos momentos naquele local, q fazem parte das (melhores) memórias de minha vida. Estive lá duas vezes este ano. Além da história e arquitetura, merecem destaque o carnaval, os eventos, a comida e o artesanato local. O povo de lá tb é fantástico, fiz mtos amigos por ali. E olhe q ia praquelas bandas neste feriado…
    Amo mto este estado maravilhoso q é Minas Gerais, suas belas cidades e o povo fantástico. Bjos!!!

    • Cleide Sousa Says:

      Que legal Paulo, você que é paulista, vai mais a Diamantina que eu. Só fui uma vez, mas não esqueço a magia daquela cidade, como você disse, tudo merece destaque, especialmente o clima de felicidade e de música aonde quer que vamos…

  9. Outono em Ouro Preto | Colcha de Retalhos Says:

    […] Preto, sendo que Tiradentes também tinha um grande patrimônio, com uma beleza mais poética, e Diamantina é sensacional misturando a história com o clima boêmio que é vocação da […]

  10. A Romântica Tiradentes | Colcha de Retalhos Says:

    […] Outono em Ouro Preto… em Diamantina – A Jóia… […]

  11. Especial Dia dos Namorados – Destinos Românticos – 2015 – Minas Gerais | Colcha de Retalhos Says:

    […] Diamantina também tem os atrativos culturais únicos: história da Xica da Silva e JK, mas a cidade tem um plus, além de não ser cara como Tiradentes, é uma cidade musical, nas sextas-feiras é comum no mercado municipal haverem serestas e a Vesperata é uma experiência única! Confira o calendário quando for para não perder o evento. Nos arredores indispensável visitar Biribiri e o caminho dos escravos. […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: