Dissecando a Inveja – Parte I

Queridos leitores e leitoras, tenho pensando ultimamente em um fenômeno que há tempos observo: a popularização da inveja, e a reificação da mesma com status de um mito.

Escrevi um texto refletindo sobre o assunto, e como o tema é vasto, vou compartilhar com vocês em duas partes. Gostaria de dialogar com vocês sobre o assunto, e saber se vocês o observam e entendem como eu tenho tenho feito, ou se podem colaborar com outros aspectos.  Vamos lá então!

Dando uma volta pelos sites de relacionamento na internet, especialmente o Orkut, percebemos que a inveja, mais que um  pecado capital, tomou status na pós modernidade de um mito. A comunidade “SUA INVEJA FAZ A MINHA FAMA” conta com 3.020.713 membros (e tem variantes também populares como “sua inveja faz o meu ibope” entre outras), seguida pela outra também popular “Inveja de mim? Entra na FILA!” com 1.060.163 membros (também com variantes: “enquanto você me inveja eu arraso”.  Temos a comunidade um pouco mais “metida” a erudita “Inveja é falta de CAPACIDADE!!” – metida à erudita porque cita Balzac [uau!] “É tão natural destruir o que não se pode possuir, negar o que não se compreende, insultar o que se inveja”. (Honoré de Balzac), que conta com 322.717 membros. A lista de referências à inveja é enorme… só comunidades são mais de 1000, muito mais! E pasmem, a frase clichê “Sua inveja faz a minha fama”, também oferece mais de mil resultados na pesquisa de comunidade.

Frase muito popular nos sites de relacionamento

As descrições de perfil nas comunidades virtuais também são divertidas… Principalmente entre os adolescentes frases agressivas rechaçando a inveja alheia são comuns… [“Inveja apenas me fortalece!” “Sai invejoso”, “suas críticas me mostram sua inveja”, “não gosta de mim, entra na fila (ou pega a senha)” “Pode me imitar porque só eu sou original” - penso em como essas pessoas vão aprender alguma coisa na vida, quando se acham o centro do mundo e o fato de alguém lhes apontar uma falha é prova de inveja. Eu acho natural que eventualmente sejamos melhores ou piores que alguém, mas esse nível de “mania de perseguição” pra mim soa como algo patológico – sinceramente, deviam sair do Orkut e ir fazer terapia, ajuda demais!]. Os depoimentos de “amigas” umas para as outras também seguem essa linha, vangloriam como a “querida” é invejada e falada pelos outros… coitadas!

Os álbuns de fotos seguem a mesma linha [não é atoa que blogs como o da PGA estão lotados de coisas inomináveis! Se não conhece, aqui está o blog: http://www.blogdapga.com.br/ prepare-se, as imagens são fortes! MEDO@MEDO!]. É muito comum colocar-se uma foto de si, fazendo uma pose [geralmente fazendo biquinho ou mostrando o traseiro] e dizendo o quanto se é o mais bonito, mais desejado, mas rico… tem gente que até tira fotos com dinheiro, ou com bolsas e sapatos, ou escrevem que não tem preço estarem naquela viagem tão rica e chique… Há até mesmo quem se fotografe em frente a carros alheios para parecerem seus, ou com roupas e acessórios de lojas, ou até perto de aeronaves particulares pra dizer que fazem uso da mesma.

O que eu acho mais engraçado, é que há ferramentas de restrição dos perfis desses sites, portanto, as pessoas escrevem frases tão mal educadas e depoimentos para afrontar os invejosos, que estão entre as pessoas consideradas AMIGAS. Bom, o meu conceito de amizade é tão diferente… Acho que estou ficando antiga mesmo. Costumo amar as pessoas que considero amigas de verdade, a ponto de tomar-lhes a defesa e desejar que tenham sempre mais do que recebem, a gente sempre acha que as pessoas que gostamos merecem sempre mais, sem com isso pensar que elas nos inferiorizam, porque sabemos a medida do esforço nosso e do outro. Eu acho esquisito invejar amigos, ou tratá-los de maneira tão deselegante nos espaços de convivência… achando-se melhor que eles. Amizade pra mim é um sentimento que pressupõe afinidade, e até igualdade.

Realmente esse é um aspecto muito relevante!

Colocados esses aspectos, então observamos como hoje em dia se é comum sentir-se invejado, temer a inveja, ofender previamente os invejosos e perseguidores. O mais curioso é que ao mesmo tempo em que temem a inveja, as pessoas parecem sentir um gozo em serem invejadas. Parece um novo medidor de status: “eu sou linda e rica e popular, e todas as outras pessoas são recalcadas”.

A concordância é o "forte" da galerinha invejada!

“Recalcadas” por sinal é outro termo que está cada vez mais popular : não gostam de você – são recalcados; são mais inteligentes que você e têm mais a oferecer que beleza física: com certeza que são recalcados e invejam sua aparência; têm vida própria e fazem o que querem sem se preocupar com a inveja – pobrezinho(a) é tão feio que nem é invejado(a). Os “generosos” invejados adoram dizer aos quatro ventos que têm “dó” das recalcadas… Agora, façam um teste um dia desses, dêem uma de Sócrates para cima deles e usem da maiêutica: “O que você entende por recalcada? Recalcado? Recalque?” Duvido que alguém vai saber te explicar… mas que é o fim da picada ser recalcado –  e para eles é a pior ofensa que podem te fazer – ah, isso é!

Mas qual é a causa dessa “popularização” da inveja?

[continua]

A continuação do texto encontra-se aqui:

http://cleidescully.wordpress.com/2010/03/19/dissecando-ao-inveja-parte-ii/

Nela discuto minhas hipóteses para explicar tal problemática. Gostaria de saber suas observações, idéias e experiências com o assunto.  E já adianto que a parte II do texto está melhor que essa primeira!!!

Participem!!!

60 Respostas to “Dissecando a Inveja – Parte I”

  1. Priscila Says:

    Interessante este post… realmente, hoje em dia, qualquer coisa a pessoa diz “vc diz isso (qualquer coisa que a contrarie) porque tem inveja de mim”, por mais que a pessoa que se diz objeto da inveja não tenha nada de invejável, rs…

    No fundo, considero que quem diz isto são pessoas inseguras, e que precisam se auto-afirmarem com este lance de serem invejados para se sentirem melhores… como se, sendo alvo de inveja, você se tornasse melhor e mais importante. E o pior é que isto não é exclusivo de pessoas supostamente mais simples não – conheço pessoas de bom nível social que usam o orkut pra postar todas as fotos de suas viagens, e ficam comentando, só pra causar “inveja” nos demais “amigos” do orkut, e dizer que conseguiram subir na vida…

    E o pior que é algo tão corriqueiro, que até mesmo a gente sente vontade de fazer isto às vezes – provocar a inveja alheia, diria assim. Eu mesma, já quis colocar no orkut fotos minhas com 25 kg a mais, alguns anos atrás, em comparação com hoje – ainda bem que percebi antes de fazer que ia ficar meio ridículo, rsrs.

    Bjos

    • cleidescully Says:

      Oi Pri… pois é, tá virando uma praga isso de se mostrar e usar a inveja alheia para justificar quaisquer “tosquices”…
      Mas eu não estou querendo generalizar e dizer que tudo que se coloca no orkut é ostentação. Eu mesma gosto de colocar fotos de viagens, afinal, sou formada em Turismo, só adiciono pessoas que conheço e gosto nas redes de relacionamento, então, gosto de compartilhar as fotos dos passeios que faço e ver dos meus amigos.
      O que é patológico no meu entender é colocar fotos mostrando uma pretensa diversão com legendas do estilo “morram de inveja do quanto sou poderosa”… “eu era a mais bonita da cidade”[oi? Já vi isso acredita?] ou “ficar na cobertura em tal lugar não tem preço”…
      No caso das fotos que mostram seu emagrecimento, isso não necessariamente seria um esforço em provocar inveja, mas mostrar o que a força de vontade pode realizar… não é?

      • Priscila Says:

        Oi Cleide,

        Qto ao lance das fotos, eu tb gosto de colocar as fotos de viagens no orkut, vc sabe que eu adoro clicar, assim como vc. O problema é que, neste caso que eu te falei, a pessoa já comentou comigo que coloca as fotos só pra fazer inveja pra galera… e os comentários que ela coloca embaixo é só pra se aparecer, entende… as fotos por si sós não tem problema nenhum, o problema é o uso que vc faz delas, pra “causar” inveja. A pessoa na qual pensei qdo escrevi este texto coloca embaixo das fotos comentários tipo: “nós no lugar x, hotel tal, o melhor hotel da cidade…”, entende?

        E, no meu caso, percebi que se eu colocasse as fotos antes e depois de perder 25 kg, além de me expor demais, estaria fazendo só pra me provar pros outros, de certa forma querendo causar inveja tb, por isso acabei achando melhor não. É importante tb reconhecermos nossos impulsos negativos, pra lutarmos melhor contra eles, não é verdade?

        Enfim… este assunto dá pano pra manga, rs.

        Bjos

      • cleidescully Says:

        Realmente Pri, concordo nos dois aspectos.

        Essa coisa da imagem está invadindo todos aspectos da nossa vida né? Tava lendo um texto genial, sobre relacionamentos, dizendo como o amor redimensiona o valor do sentido visão não vida da gente… e nos faz desvincular desse vício da imagem… achei legal, nunca tinha pensado assim.

  2. Jade Says:

    ai Cleide que post maravilhoso aposto que você deixou milhares com inveja…
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    esse é o problema, usar a inveja como um elogio, ou sentir-se embevecida por alguem ter esse sentimento por você, ou até mesmo achar que todos têm inveja.
    o problema com a inveja é que, como outras coisas, teve uma inversão de valores, passou de um dos sete pecados capitais para um termómetro de quando você é popular. E isso acaba sendo ridiculo pq normalmente a pessoa invejada, só julga ser invejada, ela não tem como saber(afinal ninguem chega para você e fala”estou te invejando”)então a inveja acaba sendo apenas uma ilusão que a pessoa cria para se sentir melhor que os outros(coitadas).

    • cleidescully Says:

      Exato Jade… muito bem colocado. E a pessoa fica tao viciada nisso, que cria uma mania de perseguição… vc ri perto dela – está rindo dela, e advinha? Pq tem inveja… vc fica séria – está zombando dela… pq? Porque você tem inveja! É cansativo viu?

  3. Dissecando ao Inveja – Parte II « Colcha de Retalhos Says:

    [...] Recentes cleidescully on Dissecando a Inveja – Pa…Priscila on Dissecando a Inveja – Pa…cleidescully on Dissecando a Inveja – [...]

  4. Yanne Says:

    Onde iremos parar? A vida tá se tornando tão superficial, as pessoas são tão cópias de um modelo deturpado de valores questionaveis que me assusta…que mundo estarei deixando para meus filhos?Essa coisa de orkut…eu fico imaginando quando novamente os valores certos serão um cartão de visita para alguém?Sei que tenho de plantar valores que permaneçam sadios para quando elas forem enfrentar o mundo eles lhes sirvam de porto pra todas essas futilidades desse nosso milênio.

    Como sempre Cleide mais uma pra gente pensar.bjs

  5. Cris Says:

    Olá, Cleide! Encontrei seu blog no Cemitério das Celebridades. Muito bom o texto. É exatamente o que eu penso, embora nunca tenha conseguido me expressar tão bem quanto você. Aguardo a publicação das hipóteses. Talvez sejam as minhas também.Beijos

  6. Lucia Says:

    Cleide, em primeiro lugar quero pedir licença a você e copiar suas imagens e colocar no orkut, posso?
    Não tenho website
    Pois é inveja é uma merda mesmo!!!
    Eu não sei porque as pessoas se preocupam tanto conosco. No meu caso, eu não sei se é inveja, sei lá, só sei que estou quieta no meu canto (na minha carteira) voltei a estudar em 2007 aos 44 anos, segunda faculdade e já estabelecida no mercado de trabalho e muito bem resolvida, mas o caso é que tem uns meninos (19, 20 anos) que vivem se importando comigo. As meninas (também nessa idade) começaram a fazer o mesmo. Eu, aqui com os meus botões, penso que eles devem sofrer de “Complexo de Édipo” kkkkkkkkkkk, mas claro que não é, eu sei. Mas o que leva uns meninos(as) nessa idade se importarem tanto com uma colega que poderia ser a mãe deles… talvez o fato de a mãe deles não se sujeitar a voltar a estudar? Durante um ano e meio, ou seja, até o mês passado eu ficava chateada, mas a partir de abril deste comecei a ignorá-los e acho que tá dando resultado. Eles estão quietos, não riem mais quando eu converso com os professores sobre as matérias, etc, sei lá o que fazer com uns mal educados desses. Não sou feia, aliás, dizem que sou muito bonita e que não pareço a idade que tenho… Será que isso é inveja? Não sei definir. O que me dizem? Dão alguma sugestão?
    Bjs a todas e parabéns pelos comentários…
    Lu

    • Cleide Sousa Says:

      Lucia, pode usar as imagens, eu achei na web.

      Menina, fico assustada com a imaturidade crescente do pessoal nos cursos superiores. Esse comportamento não caberia nem aos jovens do ensino médio… que triste né?

      Eu não sei se esse comportamento é exatamente invejoso, me soa mais como falta de alteridade, de reconher o direito do diferente estar no mesmo espaço que si, falta de respeito à diversidade…

  7. Franciele Says:

    Inveja pra mim é quando você manda scrap pra pessoa e ela não agradece e nunca comenta suas fotos e se você manda um depoimento pra ela ela não aceita e você sabe que a pessoa entrou leu e não aceitou, isso pra mim é inveja eu acho muito feio essas pessoas que adicionam esses tipo de comunidade porque na maioria das vezes o invejoso é o Proprio que esta nessa comunidade que fala da inveja.
    Eu infelizmente atraio pessoas invejosas pro meu lado e fico triste por isso!…não acho Positivo ser invejado por ninguém, fico muito chateada mesmo!!!
    Muitas vezes você gosta da pessoa e acaba descobrindo que ela tem inveja de você, Eu procurei uma antiga colega de trabalho mandei o convite pra ela mandei recado e depoimento e ela não aceitou o depoimento e nem agradeceu o recado, coisa feia isso!
    Então porque aceitou meu convite de amizade ?!
    isso que é inveja na minha opinião.

    • Cleide Sousa Says:

      Franciele, é difícil julgar, você não acha… como saber os motivos da sua antiga colega?
      Eu tenho grandes amigas que nunca respondem meus scraps no orkut… é porque são ocupadas, ou não entram na internet muito… e as vezes entram e não respondem… é por que não tem o hábito de responder.
      Só conversando com ela você saberá os reais motivos…

  8. lyk Says:

    SE SOU CAPAS, SEI QUE SOOU…SUA INVEJA E O MEU SUSSESO.

  9. Simone Says:

    Acho que não devamos ficar preoculpados com este tipo de sentimento, sabemos que existe e machuca muito, mas! o conforto vem, quando acreditamos que de alguma forma fazemos a diferença; e consequentimente quem não consegue acaba irritada, outros até conseguem mudar de vida seguindo o meu espelho, fico feliz em saber que contribuo para a melhora das pessoas.bjs

  10. FRANGO DOIDO Says:

    otimo post cleide \º/

    Realmente disse tudo sobre esta ideia mediocre de muitas pessoas de achar que tudo é inveja , podem raparar a maioria destas pessoas são inseguras ,nunca aceitam opiniões contrarias e se gabam por imaginarem que são melhores que as outras RIDICULO .

    sou de bh também e fico lisongeado por saber que aqui onde morro há pessoas como você inteligênte,sensata e com disposição de expor Boas IDEIAS na net.

    parabéns pelo blog abraços

  11. Verônica Says:

    Oi, Cleide!

    Meu nome é Verônica, e sou mais uma que conheceu seu blog pelo Cemitério das Celebridades (que aliás, visito sempre). Quero parabenizá-la pela extrema lucidez com que você abordou esse assunto. É muito difícil atualmente as pessoas aceitarem críticas de qualquer espécie, é como se admitindo que algo está precisando de um ajuste elas estivessem se tornando inferiores, quando a humildade de se reconhecer falível e passível de correções é uma marca fortíssima de caráter!
    Lembro até hoje que na sétima série tentei corrigir uma colega que estava escrevendo a palavra “sinceridade” de forma errada e ela me olhou como se eu a tivesse chamado de imbecil! Nunca mais tive coragem de falar de forma franca com ela, afinal eu era (e sou!) uma jovem tímida que ainda se anula muito para preservar as poucas amizades que tem (se é que aquilo que tive era uma amiga, rsrsrs)…
    Pensando sobre a inveja como “índice de popularidade”, me pego pensando que as meninas e meninos de hoje estão mais vulneráveis aos verdadeiros invejosos de nunca.
    Me explico: hoje em dia ‘invejoso’ pra muitos é aquele que critica, doa a quem doer, e faz questão de não iludir o ‘invejado’: “Fulano, desiste disso, vc tá ridículo!” Só que a vida prova que os verdadeiros invejosos são silenciosos, habilidosos na arte de dizer o que os incautos querem ouvir e muitas vezes estão lá na coluna de amigos do perfil do Orkut.
    Não é estranho portanto que muita gente se decepcione tão severamente com ‘amigos’ e ‘miguxas’.

    Bom é, só.

    Mais uma vez, parabéns por sua brilhante postagem!

    • Cleide Sousa Says:

      Oi Verônica, obrigada pela visita e pelo comentário tão bacana… eu gosto muito quando as pessoas passam por aqui e tiram um tempinho para interagir.

      Realmente, a sociedade da imagem, onde aparecer e ter seguidores, fãs, sei lá o quê, dita o seu valor… os conceitos éticos tem estado um tanto distorcidos… mas eu acredito que chega-se a um ponto de saturação, que as pessoas acabam por buscar renovar os valores, e serem mais autênticas…

      Você tem razão, ao comentar os reais invejosos… muitas vezes são aqueles que te mantem por perto, para aos poucos, irem minando a sua auto estima, e sabotando seus projetos… na maioria das vezes, aquele que te chama atenção, se preocupa muito mais com você, do que os que estão fingindo que gostam de você. É claro que existem amigos verdadeiros, mas só com o tempo que a gente aprende a diferenciar quem tem real interesse por quem somos e quem apenas se aproxima por motivos outros…

  12. lelinha Says:

    Olá, Cleide!
    Li e concordei com o que Você disse. Vou só acrescentar um pouquinho a tudo o que já foi dito.
    o curioso, Cleide, é que muitas dessas pessoas que usam o slogan da inveja não têm exatamente “aquele” perfil de pessoa bem sucedida: não têm de fato, um padrão econômico notável para mostrar, nem um corpo hollywoodiano,( nem noção básica de ortografia e tal…) e nem mesmo duas coisas que considero fundamentais quando o resto está em falta: bom senso e bom gosto!
    na falta absoluta de tudo isso, resta o ego inchado mesmo. pelo menos não sofrem de baixa auto estima né?….kkkkkkkkkkkk

  13. BEATRIZ Says:

    INVEJA NÃO É COISA QUE UMA PESSOA PODE E DEVE TER DE OUTRA PESSOA E UMA COISA MUITO RIDICULA!

    • Cleide Sousa Says:

      Minha cara, a inveja é uma emoção humana, como qualquer outra: raiva, ciúmes, avareza, orgulho, egoísmo etc…
      O que discuto no texto não é se devemos ou não tê-la, porque ela é comum em todo meio de convivência. A grande questão, é o porque ela é tão rechaçada na nossa sociedade da imagem, e ao mesmo tempo, todo mundo quer ser visto e invejado…

      A reflexão vai muito além de ser certo ou errado invejar… leia a parte II, talvez te esclareça melhor…

  14. Beatriz Barbiere Says:

    Sou vitima de mtmt + mt inveja e isso só me deixa mais para cima!

  15. Os números de 2010 « Colcha de Retalhos Says:

    [...] Mais Populares Guns n' Roses e meus tempos de adolescente…Dissecando a Inveja – Parte ICasais Favoritos – Parte III – Melhores cenas de amor do cinemaSão as águas de Março…Casais [...]

  16. amanda Says:

    NAO NASCI PRA TE AGRADA RECALCADA . ! _______________  ¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯+. .‣› ♪ fala mal de mim e acha qe eu to me importando com qe diz essa invejosa eu to poco me lixando ! olha só mais qe comédia dessa mina tem qe ri , ja tento e não conseguiu a minha imagem destruir ! Me viisto no estilo e ando desfilando , ela passa por mim nem disfraça fica encarando ! Já vem me obeservando eu sei é mais de ano me olha dacabeça aos pés o teu sonho é ter meus panos! ♪

    ~ A þessoa qê não vaai mudar só þara te agradar !- Gostou ? qê boom !- Não Gostoou ? entao xispá !”! A garota Liinda&Gostoozá dos seeus sonhos

  17. RAFAELLA Says:

    KK IMITONA DO MEU BLOG RECALCADA MESMO A DONA DE SITE MALUKA :@

    • Cleide Sousa Says:

      Ai gente… é cada uma que me aparece… eu fico pensando em quando eu copiaria os textos de uma pessoa que usa a palavra “imitona”… e chama os outros de “recalcada” sinal que não leu o Dissecando a Inveja nem parte I nem a parte II.

  18. larissa mora Says:

    .Não sou advogada mas denucio a recalcada.

  19. larissa mora Says:

    NÓIS PLANTA HIMILDADE PRA COLHER PODER !

    Se liga recalcada porque a inveja mata, se voce me odeia eu não posso fazer nada, simplismente eu existo pro terror das recalcadas, sua inveja é um ibope que aumenta o meu sucesso não sei como e nem porque, eu tenho tudo que eu quero. Eu sou muito boazinha te ensinando não esqueçe, quanto mais fala de mim, mais a minha bunda cresce, Essa vai pra Recalcada que tem inveja de mim. Eu não tenho culpa se voce nasceu assim (♪)’

    • Cleide Sousa Says:

      Ô gente… a democracia dos meios digitais. Aprovei esse comentário, queridos leitores, para que vocês possam perceber essa geração que lê os textos mas não entende muito bem as palavras…
      Mais interpretação de texto da próxima vez, colega! Ficadica!!!
      Ah, e leia a segunda parte do texto… vai te ajudar!

  20. Suzana Says:

    Concordo com o texto, acho horrível, quando postam frases de inveja no orkut, eu nunca faria isso pois no meu orkut tenho apenas amigos, é tanta coisa besta e o mais incrível q geralmente são pessoas adultas que usam essas frases clichês!

  21. ruana Says:

    amei muito legal as frases gosto muito de colocar isso porque recalque e quinem mato
    so grece

  22. elaine amaral teixeira Says:

    adoreiiiiiiiiiii

  23. Amanda Says:

    Eu quero ser iqual a uma amiga minha por que um grade amor meu gosta dela oque eu faso??

    • Cleide Sousa Says:

      Ah Amanda, isso não é inveja… é só porque você gosta dele… vc não tem que ser igual à ela para conquistá-lo, tem que ser você mesma, se ele não gostar de vc, encontre outro que seja mais compatível…

  24. aline Says:

    muito bom esse tema…..inveja… recalcada
    aprendi muito com esse blog…..

  25. natalia Says:

    esi saite eum lixo nao tem creatividade velho aff (saidesa) lixooo

  26. Vanessa Silva Says:

    ENQUANTO ME INVEJAM EU SÓ CRESÇO EM TODOS OS SENTIDOS.

    • Cleide Sousa Says:

      Aff gente! Passo mal com pessoas que entram no site pelas figuras, mas não entendem os textos… é uma boa amostragem de como anda o analfabetismo funcional em nosso país…

  27. raquel Says:

    gostei muitoooooooooo mas vc her muto deboxada

  28. cesa Says:

    eu sou uma menina muito espesial

  29. beatriz Says:

    oi amei seu blog…meu nome é bia e eu sou muito invejada…achei um bom assunto falar sobre isso…amei sériooo ..pois a inveja é o fruto da capacidade…..”com se dis:Quem pode pode quem não pode se sacode”

  30. Andressa Says:

    Mt bom adorei parabens . . .

  31. iasmin gatinha Says:

    oque eu faço , eu gosto do mesmo menino qe minha best , e ele gosta de miin nao dela , agente ia fikar mais ain eu nao qiz por causa dela, oq eu faço ?

  32. Bruna Pazze Says:

    “na boka das recalcadas eu viro celebridade” !!

    ameii o blog !!!!!!!!!!!!!!!!!!

  33. Nayara Says:

    amei

  34. Rita De Kassia Costa Says:

    Conta-se a história de um rei que sabia que um dos seus empregados era invejoso, então ele mandou chamá-lo até a sua presença, e deu uma ordem para o empregado invejoso trazer o seu visinho até a sua presença . Chegando os dois no palácio, o rei disse para o seu empregado invejoso :- quero realizarr um desejo para vc , agora o seu vizinho terá duas vezes o que vc desejar. Então o invejoso pensou e depois de um certo tempo disse para o rei, quero que o senhor vaze um dos meus olhos.
    Conclusão : O invejoso é capaz de se prejudicar para estragar a felicidade de outro, ele não sente prazer em promover o bem estar de outra pessoa que ele sente inveja; vamos lembrar que Caim matou o prório irmão por causa da inveja, mas ele sabia que iria padecer aqui na terra, mas mesmo assim, matou o irmão. inveja sai prá lá.

  35. Rita De Kássia Costa. Says:

    Conta-se a história de um rei que ficou sabendo que um dos seus súditos era invejoso, então ele pediu para trazê-lo até a sua presença e disse para o súdito invejoso: -traga o seu vizinho amanhã aqui no palácio. Chegndo os dois áté a presença do rei, o mesmo disse: – Vou realizar um desejo seu, e o seu vizinho terá duas vezes o que desejar. O súdito invejoso pensou e depois disse para o rei: – Majestade, eu quero que vaze um dos meus olhos! A pessoa invejosa é muito perigosa. Cuidado com a pessoa que não sabe torcer pelos outros, afaste-se, esse é meu conselho.

  36. majara lisboa Says:

    adorei–> s2

  37. laryssa medeiros Says:

    adorei amor!!!!

  38. rafaela Says:

    recalque em dia tem muitas toma cuidado com ellas

  39. RUBIA Says:

    EUUU ACHO QUE A INVEJA NAO LEVA A NADA SO : ALGUMAS COISINHAAA KKKK


Deixar uma resposta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 357 outros seguidores

